Valores, arte, consciência e cidadania

PUBLICIDADE

Grupo Farroupilha abre 2023 com novo projeto que entra em cena nesta semana no BJ

- PUBLICIDADE -
SINDJORI
Sesi – Senai
Giganet
FSFX
Usiminas
AAPI

IPATINGA – O Grupo Farroupilha está afinado com o Ano Novo, traduzindo 2023 como um tempo de renovação. Nesta semana, a trupe coloca em cena o Valores, arte, consciência e cidadania, projeto que vai acontecer de janeiro a fevereiro na unidade três do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Bom Jardim.

Valores, arte, consciência e cidadania foi concebido com o propósito de identificar e valorizar a diversidade de saberes locais, promover maior integração da comunidade entre si, por meio de vivências culturais, promover experiências alinhadas ao exercício de cidadania. “Nosso objetivo é estimular o público a se dedicar a projetos de vida com liberdade, autonomia, consciência crítica dos seus direitos, do respeito aos seus desejos. É ainda motivar os participantes do projeto a terem objetivos de vida, como criar uma peça artesanal. Enfim, proporcionar ótimos momentos aos participantes do projeto e animar sua autoestima, autoconfiança”, explica a atriz e coprodutora do projeto, Claudiane Dias. Ela também observa que a prática de atividades artísticas, culturais, são fundamentais  na promoção da saúde mental, que impacta positivamente na saúde do corpo e resulta no bem-estar das pessoas.

Além das oficinas, a programação do Valores, arte, consciência e cidadania prevê rodas de conversas na praça do Bom Jardim colocando em pauta assuntos pertinentes como cidadania, respeito, ética.

Quanto à escolha do Bom Jardim para abrigar o projeto, Claudiane diz que a iniciativa tem muito a ver com a formação da identidade cultural do bairro, por sua efervescência cultural histórica que sempre reuniu públicos bem plurais e valorizou as mais diversas formas de manifestações artísticas.

HISTÓRIA

O Grupo Farroupilha está em atividade há 27 anos, sempre compromissado com a produção de espetáculos que estimulam reflexões sobre o mundo por meio da arte, com a formação de público e formação de atores. “Dentre as características do nosso grupo, está o fato de todo mundo colocar a mão na massa. Não somos só um grupo de pessoas em cena, interpretando personagens. Realizamos atividades de gestão, cuidamos da logística, fazemos serviços de limpeza e o que mais for necessário”, sublinha Claudiane, que assina a produção do Valores, arte, consciência e cidadania, juntamente com o ator Didi Peres.

Sobre a linguagem adotada pelo Grupo Farroupilha, Claudiane observa que a trupe está sempre em busca de linguagens interdisciplinares, que dialoguem com os públicos mais diversos, mesclando estilos que conquistam palcos, ganham as ruas e outros espaços alternativos.

SERVIÇOS

Interessados em participar do Valores, arte, consciência e cidadania podem se inscrever no Cras 3, no bairro Bom Jardim, ou pelo telefone (31) 9 8570.0193, ou ainda pelo instagram @grupofarroupilha_ 

Valores, arte, consciência e cidadania é uma realização do Grupo Farroupilha, com apoio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, via Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Cras 3.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui