A Unimed Vale do Aço marcou presença no XVI Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras. Realizado pela Ocemg/Sescoop, o evento ocorreu no início da semana em Belo Horizonte, e reuniu cooperativas de todo o estado, incluindo as principais do Vale do Aço. Para representar a singular, estiveram presentes as colaboradoras Kátia Brito, analista de Responsabilidade Social; Indiara Cora, coordenadora de Qualidade; e Adriana Assis, analista de Gestão de Risco.
O objetivo do seminário foi de ampliar a discussão sobre Responsabilidade Social Cooperativista, disseminando, conceitualmente, junto às cooperativas, o que é Responsabilidade Social, seus princípios, benefícios e valores, além de estimular ações concretas e viáveis vinculadas às estratégias da organização.
Disseminar o ESG foi destaque entre as palestras apresentadas. “Trata-se de um desafio para as instituições e pessoas, que envolve uma jornada de transformação dos negócios, que busca envolver empresas e organizações para a adoção de uma cultura organizacional comprometida com um ambiente de trabalho humanizado e diretrizes sustentáveis de governança”, afirmou Kátia Brito.
O que é ESG?
A sigla em inglês, que significa environmental, social and governance, corresponde as práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Cada vez mais cobrado entre as instituições, esses conceitos envolvem também pessoas e sua relação com o meio ambiente.
Relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais, o ESG é uma jornada de transformação dos negócios e envolve a construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável, que garanta a qualidade de vida para todos.
“Como sistema cooperativista, a geração de valor nessas áreas sempre é um objetivo da Unimed VA, uma vez que nos pautamos pelo princípio do Cooperativismo. Em sinergia com o nosso planejamento estratégico, realizamos uma análise sobre nossa atuação, o impacto da nossa organização e o que podemos melhorar pelo bem dos médicos cooperados, clientes, colaboradores e sociedade em geral. Sobre os pilares que norteiam as ações ESG, desenvolvemos planos de ações de curto, médio e longo prazos, para evoluirmos ainda mais na análise de impactos ambientais, sociais e de governança promovidos pelo Sistema”, afirmou Indiara Cora.