Artista visual Maria Clones apresenta universo de criação da boneca Enchente
Até a próxima sexta-feira (25/10), a Estação Memória Zeza Souto abriga a exposição Memória das Linhas, da artista visual Maria Cloenes. A instalação de artes visuais explora as memórias femininas da artista, com a boneca Enchente, natural do sertão mineiro, e ao mesmo tempo celebra a força e os arquétipos da mulher, conectando o público com as histórias e memórias representadas nas obras da artista.
Inspirada no livro “Mulheres que correm com os lobos”, de Clarissa Pinkola Estés, a exposição enfatiza o universo feminino e seus arquétipos. Tais conceitos ecoam nas experiências pessoais de Maria Cloenes, em especial as enchentes recorrentes do rio São Félix, que inundaram sua própria casa e inspiraram a criação da boneca Enchente, além de sua trajetória consolidada como performer e bailarina, integrando importantes grupos de dança contemporânea.
“Memória das Linhas não é apenas uma exposição de arte, mas uma celebração da diversidade cultural, artística e feminina, ancorada na importância da Estação Memória Zeza Souto como um farol da criatividade local e como espaço de memória e expressão”, enfatiza Cloenes.
O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, pelo edital LPG 01/2023 da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Ipatinga. Compõem a equipe de produção da exposição: Maria Horta (produção), Maria Cloenes (coordenação), Tatiane Bispo (fotografia), Wemerson Félix (design gráfico) e Silvania Pereira (assessoria de imprensa).
SERVIÇO
Exposição Memória das Linhas
Até a próxima sexta-feira (25/10/24)
9h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Estação Memória Zeza Souto (Rua Belo Horizonte, 272, Centro de Ipatinga/MG)
Entrada gratuita