Abertura das duas unidades foi possível graças ao esforço conjunto do Município e dos governos estadual e federal
Neste início de semana o prefeito de Timóteo Douglas Willkys anunciou mais duas excelentes notícias para a população do Município e região na área da saúde. Ao lado do secretário municipal de Saúde e Qualidade de Vida, Eduardo Morais, e após se reunir com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, na segunda-feira (20) o prefeito Douglas comunicou que a UTI Pediátrica e a Unidade de Hemodiálise serão inauguradas no próximo dia 29 de Junho.
“Depois de um esforço conjunto do Município, do governo de Estado e da Fundação São Francisco Xavier, mantenedora do Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB), finalmente vamos entregar para a população a UTI Pediátrica e a unidade de Hemodiálise”, disse Douglas Willkys que aproveitou para agradecer por meio do secretário Fábio Baccheretti o apoio do governador Romeu Zema às demandas de Timóteo, sobretudo, na área da saúde.
De acordo com o secretário Eduardo Morais a UTI Pediátrica, instalada no HMVB, será custeada parte pela União e R$ 136 mil mensais pela Prefeitura de Timóteo. Já a Unidade de Hemodiálise, também situada no Bairro Timirim, próximo ao HMVB será mantida 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com recursos do Fundo Nacional de Saúde.
“Essa participação do governo do Estado é muito importante principalmente porque a abertura da UTI Pediátrica era aguardada há pelo menos 10 anos. Com isso ampliamos a rede de atenção à saúde com a qualidade que a população merece”, destacou Eduardo Morais.
Quando a atual gestão assumiu, um dos compromissos na área da saúde era colocar a UTI Pediátrica para funcionar, haja vista que a unidade já estava montada e dependia apenas de detalhes para que ela entrasse em operação. Com a pandemia por Covid-19, os 10 leitos foram transformados em UTI-Covid e após o fim da pandemia e a resolução das pendências existentes, a unidade será finalmente entregue à população no fim deste mês.
Já o secretário de Estado, Fábio Baccheretti, mencionou que Timóteo é um grande exemplo ao contar com uma rede de saúde de referência, sobretudo com a inauguração da UTI Pediátrica e da unidade de Hemodiálise. Ele lembrou que o Município já conta com um tomógrafo, além da abertura da UBS do Ana Rita – obra retomada após anos de paralisação e, futuramente a entrega da UBS do Limoeiro que também foi encontrada abandonada e sucateada. “É muito importante colocar essas unidades à disposição da população. Timóteo está de parabéns pelas numerosas iniciativas na Saúde”, pontou Fábio Baccheretti.