GASTRONOMIA MINEIRA, RECEPÇÃO ACOLHEDORA, HISTÓRIAS E ECOLOGIA SÃO AS MARCAS DA ROTA DO MUTUM, EM IPABA
Em visita aos atrativos turísticos e produtores rurais do município, influenciadores, representantes da imprensa, de negócios e de agências de turismo do Vale do Aço puderam conferir de pertinho o roteiro turístico Rota do Mutum, em Ipaba.
A Rota do Mutum, roteiro turístico que promove empreendimentos de Ipaba/MG, realizou no último sábado (18/03), uma atividade voltada para influenciadores digitais, representantes da imprensa, instituicões parceiras, empreendimentos de negócios e turismo do Vale do Aço.
O Press Trip marcou o início do Projeto Festival Rota do Mutum, proposto e aprovado pela empresa DoceVida Indústria e Comércio de Alimentos, no Edital Doce da Fundação Renova, visando apresentar os atrativos e produtos turísticos rurais do município para incentivar o desenvolvimento dos pequenos negócios e a geração de renda.
Estive presente no passeio turístico pela zona rural de Ipaba, e conferi de pertinho, da produção artesanal às mineirices, à gastronomia e à ecologia, valorizando a tradicão, o patrimônio cultural e a natureza. Começamos com uma visita á lagoa central de Ipaba, em seguida, Fazenda Macedônia, percorrendo a Trilha Ecológica onde pudemos desfrutar dos encantos da natureza, observar Mutuns, Jacutingas, entre outros pássros mais, da reseva. Na fazenda, degustamos aquele café da manhã, com os quitutes feitos com muito carinho pela Bel. Em seguida, seguimos para o Rancho da Mata, e fomos recebidos com as delícias de tomates desidratados. Pé na estrada rumo à Pousada e Restaurante Maria Emília, que vale a pena visitar e apreciar, descobrindo a beleza das paisagens e conhecendo as histórias e costumes locais, além daquele almoço mineiríssimo preparado pela proprietária, Sarita. Ainda na Maria Emília, um tour pelo alambique que produz a cachaça Primavera. Próxima parada: visita á plantação do Palmito DoceVida e claro, apreciar o palmito. Finalizando o delicioso passeio, a Toca dos Bichos e aquele cafezinho com quitutes da Bel. O percurso total da rota é de, aproximadamente, 47,5 km na área rural do município de Ipaba.
Segundo a realizadora da Rota do Mutum, Ana Cleide dos Santos, que atua no desenvolvimento do Turismo no Vale do Aço, por meio do seu Receptivo Turístico, esse momento tem sido aguardado com ansiedade pelos empreendedores de Ipaba e pelos turistas convidados.
“Sabe aquele passeio pra relaxar, prosear e curtir sem pressa? A Rota do Mutum, em Ipaba, é esse destino. Roteiro em uma cidade típica do interior, onde o rítmo é mais lento, a simpatia mineira marca presença e os atrativos vão desde o contato com a natureza a desfrutar uma gastronomia deliciosa. Os empreendedores estão preparados para receberem os visitantes e os turistas estão animados e ansiosos por essa oportunidade. Então, nossas expectativas são as melhores para a realização desta atividade tão importante para o desenvolvimento turístico regional”, revela Ana Cleide.
Confira clicks desse dia incrível.