CORONEL FABRICIANO – Mulheres da região terão a oportunidade de participar gratuitamente do Projeto Akoma – de coração a coração, iniciativa que une contação de histórias e técnicas do Teatro do Oprimido para promover autoconhecimento e protagonismo. As oficinas presenciais ocorrerão nos dias 18 e 19 de março de 2025, no Rizoma Cultural, no centro de Coronel Fabriciano, e serão conduzidas pela atriz e contadora de histórias Edna Oliveira.
O projeto, idealizado por Sonaly Torres, integra uma pesquisa performativa que explora histórias de existências e resistências de mulheres. Com apoio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura de Coronel Fabriciano, a iniciativa faz parte do Edital de Chamamento Público nº 002/2024, do Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, voltado à seleção de projetos culturais.
Além das oficinas, a programação inclui um encontro online sobre contação de histórias e teatro do oprimido, em data ainda a ser definida, e uma apresentação aberta ao público de Teatro Fórum, no dia 19 de março, às 21h. A proposta é que as participantes expressem suas vivências por meio de performances teatrais, incentivando o debate sobre opressão e transformação social.
As interessadas devem ter no mínimo 15 anos e podem se inscrever preenchendo um formulário on-line.
Para a idealizadora, o Akoma representa um espaço de acolhimento e troca. “Queremos proporcionar um ambiente onde as mulheres possam contar suas histórias, compartilhar experiências e fortalecer redes de apoio, ressignificando suas vivências através da arte”, afirma Sonaly.
O Teatro do Oprimido, metodologia criada por Augusto Boal, é uma das bases do projeto e permite que o público interaja diretamente com as performances encenadas, sugerindo alternativas para as situações de opressão apresentadas. Essa abordagem reforça o caráter participativo do Akoma e sua proposta de ampliação de vozes historicamente marginalizadas.
Para Edna Oliveira, facilitadora da oficina, este momento será uma grande oportunidade para encontros e partilha de experiências, com foco em questões comuns que envolvem a condição de ser mulher no contexto atual.
As oficinas serão realizadas no Ponto de Cultura Rizoma Cultural, localizado na Rua Dr. Querubino, 423, Sala 2, no centro de Coronel Fabriciano. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail sonalycultura@gmail.com