PROGRAMA “FIQUE LEGAL”

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Capacitação orienta donos de açougues em Ipatinga sobre normas de segurança alimentar 

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Giganet
AAPI
FECOMÉRCIO

A Prefeitura de Ipatinga deu nesta terça-feira (18) mais um passo importante para a segurança alimentar no município, ao realizar a primeira capacitação voltada para proprietários de açougues dentro do Programa de Regularização “Fique Legal”.

A iniciativa busca orientar e apoiar os comerciantes na adequação às normas sanitárias, garantindo um padrão de qualidade mais seguro para consumidores e trabalhadores do setor.

O evento aconteceu no Sebrae e contou com palestras ministradas por nutricionistas da Vigilância Sanitária e técnicos de segurança do trabalho. Os participantes receberam orientações detalhadas sobre manipulação correta de carnes, higiene pessoal e ambiental, prevenção da contaminação cruzada e uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Além disso, também foram apresentados os documentos necessários para a obtenção do alvará sanitário.

A capacitação terá uma segunda etapa na próxima terça-feira (25), também no Sebrae. Ao final do curso, os estabelecimentos firmarão um termo de compromisso, assumindo o desafio de se regularizarem no prazo de seis meses. Durante esse período, a Vigilância Sanitária fará um acompanhamento próximo, oferecendo suporte técnico e orientações para garantir que todas as exigências sejam cumpridas.

O Programa “Fique Legal” é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, realizada em parceria com a Vigilância Sanitária, o Sebrae, o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), a Sala Mineira do Empreendedor, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo (Semdetur) e o Centro de Capacitação Profissional. 

FISCALIZAÇÃO EDUCATIVA

Além da capacitação voltada para açougues, a fiscalização da Vigilância Sanitária também está sendo realizada em diversos estabelecimentos do município, como academias, para garantir o cumprimento das normas sanitárias e de segurança. Essas ações têm caráter orientativo e objetivo de assegurar a adequação dos serviços oferecidos à população.

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