Ação, que será aberta nesta sexta-feira (18) e se estende até 31 de novembro, faz parte do programa estadual “Afromineiridade”, que visa popularizar políticas públicas que evidenciam tradições dos povos negros
O município de Ipatinga, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Feirarte, realiza entre os dias 18 e 30 de novembro a mostra cultural “AFROMINEIRIDADE – A Influência da Cultura Negra de Ipatinga”.
As atividades acontecem na Estação Memória e também na área da Feirarte no Parque Ipanema. A programação é toda gratuita e tem início na Estação Memória. Entre os dias 18 e 31 de novembro será realizada no espaço uma mostra fotográfica que conta a história do Congado do Ipaneminha, uma das mais antigas manifestações culturais afro-brasileiras do município. Ainda no dia 18, no mesmo local, será realizada a partir das 14h a apresentação de “Contos Africanos”, com o ator Pedro Barroso.
Já no domingo (20), a partir das 14h, os munícipes poderão conferir na área da Feirarte, no Parque Ipanema, a apresentação do grupo de capoeira “Associação Quilombo do Queimado”, além do “Grupo de Dança de Rua Liespe” e muita música afro com “Marquin do Cavaco e Banda”.
“O município de Ipatinga reconhece a importância do programa como forma de garantir o fortalecimento e visibilidade para a cultura negra local em suas inúmeras formas de expressão. Essa iniciativa busca levar aos Ipatinguenses um pouco da nossa história contada a partir de artistas da região”, destaca Leonardo Batista, diretor do Departamento de Cultura.
Afromineiridade
A ação faz parte do programa “Afromineridade”, lançado em março deste ano pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (lepha),