O evento é promovido pelo Conselho Tutelar de Timóteo e Grupo de Ciclistas do Vale do Aço
No próximo dia 10 de Julho, domingo, será realizado passeio ciclístico no município de Timóteo, para comemorar os 32 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente. A concentração será na Praça 1º de Maio, às 8h30. O evento é promovido pelo Conselho Tutelar de Timóteo e pelo Grupo de Ciclistas do Vale do Aço e conta com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, APAE de Timóteo e Prefeitura Municipal de Timóteo.
Rosanna Borges Moura, secretária de Assistência e Desenvolovimento Social, lembra que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é a Lei que garante os direitos essenciais, trata a criança como prioridade absoluta nas áreas da Saúde, Educação e Jurídica. “ A criança e o adolescente passam a ser vistos como sujeitos de direitos desde 1990, quando a Lei 8.609 foi publicada e estabeleceu princípios básicos para todos os brasileiros”, frisa Rosanna.
A conselheira Tutelar Erma Almeida, fala sobre a quebra de paradigmas e o estabelecimento de prioridades para as crianças. “O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) veio para nos respaldar. Queremos colocar a comunidade atuante junto conosco e o passeio ciclístico é uma oportunidade para estarmos unidos”, disse. Ela destaca que o ECA trouxe riquezas que contribuem para estruturar a família e desfazer velhos conceitos como o uso de castigos físicos para educar.
O Conselho Tutelar convida a comunidade a participar do Passeio Ciclístico no proximo domingo (10/07), saída às 8h30 da Praça 1° de Maio, segue até o quartel da 85ª Cia. de Polícia Militar, no bairro Primavera, faz uma parada para descanso e retorna ao centro Norte. Haverá sorteio de brindes aos participantes, tendas informativas do Programa PIPAS (Primeira Infância Protegida na Assistência Social de Timóteo) e do Conselho da Mulher de Timóteo. Participação da Banda Brasil Excepcional da APAE de Timóteo.
O Conselho atende à avenida Acesita, nº 1596, bairro Primavera, contatos pelo (31)3849-1758 ou (31)9 9330-1027 (whatsapp de Plantão), Disque Denúncia 0800-0304555 ou ainda pelo e-mail: conselhotutelartimoteo@hotmail.com
Timóteo terá passeio ciclístico para comemorar os 32 anos do ECA
A Lei federal nº 8.069/ 1990 que regulamentou o ECA é o principal marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes
Treze de julho marca uma importante data na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Nessa data o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 32 anos de existência.
A Lei federal nº 8.069/ 1990 que regulamentou o ECA é o principal marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O estatuto é um conjunto de normas do ordenamento jurídico que tem como objetivo a proteção dos direitos da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para a Justiça.
Para comemorar essa data o Conselho Tutelar de Timóteo, com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realiza no dia 10 de julho (domingo) um passeio ciclístico com a participação dos grupos de ciclistas do Vale do Aço. Na quinta-feira (23) foi realizada uma reunião com representantes da Prefeitura, dos Conselhos da Criança e do Adolescente, Tutelar, grupo de ciclistas onde foi definida a realização do passeio.
A saída do passeio está programada para as 8h30 da Praça 1º de Maio (Praça do Coreto) e deverá percorrer ruas e avenida do centro da cidade e bairros Timirim, Funcionários, Primavera até a sede da 85ª Cia de Polícia Militar retornando à Praça 1º de Maio. A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e grupos de ciclistas, APAE, Projeto Ajudôu, Fundação Aperam, Fundação Emalto, dentre outras.
A secretária de Assistência Social, Rosanna Borges, lembra que o Estatuo assegurou o direito de priorizar o atendimento e o acesso de crianças e adolescentes à educação, saúde e assistência social. “Gostaria de convidar todas as famílias e a comunidade a comparecer no dia 10 na Praça 1º de Maio para participar desse passeio ciclístico e reforçar a importância do Estatuto na defesa dos direitos da criança e dos adolescentes”, pontuou Rosanna.