Oficina intitulada Para além das bordas, sugere o alinhavo de histórias por meio do bordado

Para além das bordas ( Foto Tatiane Bispo)
PUBLICIDADE

IPATINGA – As artistas visuais Tatiane Bispo e Sandra Helena ministram a oficina Para além das bordas, nos dias 14, 16 e 21 de maio, terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no Centro de Educação Infantil Esperança, na Vila da Paz, Cidade Nobre.

A oficina estimulará os participantes a trocar e partilhar lembranças que serão narradas a partir de registros fotográficos trazidos de acervos familiares e apresentados aos colegas. Essas memórias serão expostas por meio dos bordados sobre fotografias.

- PUBLICIDADE -
SINDJORI
Sesi – Senai
Giganet
Usiminas
FSFX
AAPI

“Os alunos serão motivados a revisitar suas narrativas a partir de cada ponto tecido, bordado. O propósito é fazer com que as lembranças refletidas sobre as narrativas imagéticas sejam vivenciadas por meio de um olhar contra-hegemônico, que busca e abarca elementos visuais para além das bordas, das margens das imagens fotográficas”, comenta Tatiane Bispo.

Ela adianta que não é preciso saber bordar para participar da Oficina, “mas desejar experimentar possibilidades diversas de criações a partir da fotografia híbrida, associada à arte manual”.

Tatiane explica que serão trabalhadas técnicas do bordado livre sobre fotos. “É importante a escolha da fotografia a ser alinhavada no bordado. Precisa ser algo que represente um momento marcante, uma lembrança afetiva que cada participante deseja, literalmente, deixar registrada. ”.

O percurso desse encontro será iniciado com roda de apresentação dos participantes e conversa, para que seja criada uma atmosfera de acolhimento favorável às trocas. Em seguida, serão apresentadas diversas referências e inspirações de artistas que utilizam o bordado e a fotografia em suas poéticas visuais.

Tecido e papel fotográfico estão entre os materiais que serão utilizados durante a oficina.

Para além das bordas é coordenado por Tatiane Bispo; a produção é de Shirley Maclane Produções e do Coletivo Feito Nós; a monitoria é de Sandra Helena; o designer gráfico, de Freddy Cosme; fotografia e vídeo de Igor Silva, e interpretação em Libras Vânia Coelho e conta com o apoio da Alba Valéria dos Santos, do Centro de Educação Infantil Esperança.

Esse projeto foi aprovado pelo edital LPG 01/2023, nos termos da lei complementar 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Ipatinga-MG.

SERVIÇO

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo WhatsApp (31) 98826-2301 e 98658-0492.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui