A Mostra Solus – Encontro de Solos Verbais e não Verbais ganhou a cena nacional e internacional com a convocatória para selecionar trabalhos artísticos para compor a programação de sua sexta edição. Com o tema “reatividades: o que te move a atravessar um asfalto em chamas?” o projeto recebeu cerca de 259 obras, vindas de 21 Estados da Federação, com propostas tanto da capital, quanto do interior, alcançando todas as regiões e o Distrito Federal, além de inscrições de outros países. “É o artista brasileiro se reinventando e construindo linguagens híbridas”, avalia Luzia di Resende, produtora e curadora da Mostra.
Foram selecionados 10 trabalhos vindos de: Coronel Fabriciano, Reticências; de Ipatinga, Re-forma, 3xClarice, Enquanto se Cata Feijão; do Recife/PE, Deixa Ser Eu; de São José do Rio Pedro/SP, Corpomáquina; de Paracambi/RJ, D’arc; de Fortaleza/CE, Negrume de Guerra; de Natal/RN, Nós Versus Eles e do Rio de Janeiro, capital, Vamô Acelerá essa Festinha.
A programação da Mostra SOLUS ano VI conta também com os espetáculos convidados Eu Não dava Praquilo, de São Paulo, com o ator Cassio Scapin e Para Não Morrer, do Paraná, com a atriz Nena Inoue; trabalhos das integrantes do Grupo Perna de Palco Ariel Bertola, Helena Santos, Ivana Mendes e Luzia di Resende e, após cada exibição, bate papo com os participantes da Mostra. Integra também a programação a oficina O Artista Produtor, que será ministrada pela atriz e produtora Mari Schneider, de Santa Catarina.
Curadoria
A curadoria da Mostra foi realizada pelo dramaturgo e diretor teatral Ed Anderson Mascarenhas; pela escritora e atriz Júlia Medeiros; pela diretora de produção e atriz Luzia di Resende; pelas atrizes Helena Santos e Ivana Mendes e pela também atriz e designer Ariel Bertola. “Foram longos dias para a curadoria assistir a todos os inscritos com longas discussões internas e defesas acaloradas,” destaca Luzia di Resende. De acordo com a diretora de produção foram observados os seguintes critérios técnicos: ter apenas um artista em cena, a duração de tempo prevista no regulamento, qualidade técnica mínima para exibição.
A Mostra é viabilizada por meio do Edital 16/2020, Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais no âmbito do Estado de Minas Gerais, nos termos da Lei Federal 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc e realizada pela Associação Cultural Perna de Palco. Luzia di Resende destaque que a previsão inicial era de selecionar 08 trabalhos para compor a programação da sexta edição do Solus. “Entretanto, tivemos trabalhos tão magníficos que optamos por selecionar 10 obras artísticas”, declara a diretora.
Toda a programação da Mostra estará disponível em breve nas redes sociais e os espetáculos serão exibidos gratuitamente no canal do Youtube – https://youtube.com/user/luziadiresende.
Contato: (31) 98827 8776 – luziadiresendemendes@gmail.com
Selecionados:
Mostra Solus – Encontros de Solos Verbais e Não Verbais Ano VI
Selecionados:
Reticências – Cel. Fabriciano/MG
Re-forma – Ipatinga/MG
3xClarice – Ipatinga /MG
Enquanto se Cata Feijão – Ipatinga/MG
Deixa Ser Eu – Recife/PE
Corpomáquina – São José do Rio Preto/SP
D’arc – Paracambi/RJ
Negrume de Guerra – Fortaleza/CE
Nós Versus Eles – Natal/RN
Vamô Acelerá Essa Festinha – Rio de Janeiro/RJ