No dia 27 de março, celebraremos o Dia Nacional do Circo, uma data comemorativa que presta homenagem à arte circense, uma das formas de entretenimento mais tradicionais e queridas do nosso país. A escolha desta data é uma referência ao nascimento do ilustre palhaço Piolin, que fez história na década de 1920, encantando plateias de todo o Brasil.
“Petit Gatão Pocket Show e Educação Patrimonial em Ipatinga”, reside na união da magia do circo com a preservação do patrimônio histórico de Ipatinga. Para celebrar a arte circense como uma parte intrínseca do patrimônio cultural da cidade, realizaremos 3 apresentações do espetáculo “Petit Gatão Pocket Show” em locais icônicos da cidade, a saber:
- 24 de Março (domingo) – Estação Pouso de Água Limpa, (Novo Centro). 15H – Espetáculo / 16H – Oficina de Circo.
- 27 de Março (quarta) – Largo da Igreja do Ipaneminha. 09H -Espetáculo / 14H – Oficina de Circo.
- 31 de Março (domingo) – Parque Ipanema (galpão 1). 15H – Bate papo sobre a tradição do circo e os patrimônios históricos de Ipatinga / 16H – Espetáculo.
Esses locais representam verdadeiros tesouros do patrimônio material da cidade e se transformarão em um grande picadeiro para a celebração da arte circense e dos bens tombados. Além das apresentações, o projeto inclui duas oficinas de circo, onde o público poderá experimentar modalidades circenses, como: Malabarismo, equilibrismo e acrobacias, e ainda uma palestra / bate papo sobre a história do circo e seu papel na preservação do patrimônio cultural local. Esta palestra enriquecerá a compreensão das raízes culturais da comunidade e despertará o interesse tanto de moradores quanto de visitantes. O projeto tem como objetivo celebrar a arte circense como parte fundamental do patrimônio histórico de Ipatinga, bem como promover o acesso à cultura e à educação artística, incentivando a preservação do patrimônio e, principalmente, conectar a comunidade com locais históricos e tombados como patrimônio cultural.
Um elenco de ouro foi escalado para conduzir o passeio do Circo Fool pelos bens tombados, sendo eles: Kelver Regis, Rubens Ramalho, José Rodrigues e Wellington Silveira. A cenografia é assinada por Jamaica Tattoo, e a atuação e produção é de Luís Yuner.
Este projeto Cultural é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura Municipal de Ipatinga, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e através do Fundo Municipal de Cultura.
Toda a programação terá tradução em libras, e o acesso e 100% gratuito para o público, sem a cobrança de ingressos.
Sobre o Circo Teatro Fool
O Circo Teatro Fool atua no cenário artístico brasileiro, produzindo espetáculos, performances, workshops e oficinas culturais. Criado em 2006 pelo Ator e Circense Luís Yuner, e tendo circulado por todos os estados do país, a Cia possui em seu DNA a tradição circense, as técnicas teatrais, o folclore popular e a musicalidade brasileira. Com 19 espetáculos em repertório dos mais variados temas, e diversas intervenções temáticas no âmbito corporativo, o Circo Teatro Fool atua em caravanas culturais e festivais de circo e teatro por todo o Brasil. Ao longo de sua história, a cia também produziu filmes e documentários, todos disponíveis em nosso canal do YouTube. O Circo Teatro Fool também é criador e realizador do “Encontro de palhaços de Ipatinga”, que em 2024 chega em sua 18* edição.
SERVIÇO
Projeto: “Petit Gatão Pocket Show e Educação Patrimonial em Ipatinga”
Realização: Circo Teatro Fool / Luís Yuner
Programação: 24 de Março (domingo) – Estação Pouso de Água Limpa, (Novo Centro). 15H – Espetáculo / 16H – Oficina de Circo.
- de Março (quarta) – Largo da Igreja do Ipaneminha. 09H -Espetáculo / 14H – Oficina de Circo.
31 de Março (domingo) – Parque Ipanema (galpão 1). 15H – Bate papo sobre a tradição do circo e os patrimônios históricos de Ipatinga / 16H – Espetáculo.
Informações: Instagram @circofool / @palhacopetitg