O Parque Ipanema, em Ipatinga, será palco, neste sábado (20), das atividades do Festival Paralímpico 2023. O evento começa às 8h30 e acontece simultaneamente em 95 cidades de 15 Estados.
Em Ipatinga, estão inscritos 200 alunos que terão a oportunidade de participar das modalidades de atletismo, bocha, tênis de mesa e judô.
O evento é destinado, a crianças e jovens de oito a 17 anos com e sem deficiência. O festival tem o objetivo de promover um dia de inclusão, vivências e experiências nos esportes paralímpicos.
O prefeito Gustavo Nunes destacou a tradição esportiva de Ipatinga ao se referir ao Festival Paralímpico. Ele ressaltou o compromisso da atual administração com o esporte e a inclusão, mencionando especialmente o projeto Esporte Paralímpico, iniciado em junho de 2022 no Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro.
O prefeito expressou sua confiança de que o Festival será um grande sucesso, destacando a ampliação e diversificação da oferta esportiva paralímpica na cidade. “Aqui, o que importa não é chegar em primeiro, mas é chegar junto. O Festival Paralímpico já inicia cheio de vencedores, pois quem ganha aqui é a inclusão esportiva dos alunos com deficiência”, disse.
Participantes
Os alunos são oriundos da Escola Municipal Deolinda Tavares Lamego, Escola Municipal Jaime Morais Quintão, Escola Municipal João Amparo Damasceno, Escola Municipal Zélia Duarte Passos, Escola Municipal Benvinda Moreira Pacheco, Escola Municipal Artur Bernardes, Escola Municipal Márcio Andrade Guerra, Escola Municipal Padre Cícero de Castro, Escola Municipal Conceição Pena Rocha, Escola Estadual Almirante Toyoda, Escola Estadual Elza de Oliveira Lage, Escola Municipal Adalino Amâncio dos Santos (Santana do Paraiso), Colégio Batista e APAE Ipatinga.
No evento haverá profissionais de apoio das escolas inscritas e faculdades parceiras (IBRA e Unileste).