Atividades integram as comemorações do Dia da Árvore e fazem parte da programação da Semana do Turismo
A Prefeitura de Ipatinga, por meio das Secretarias Municipais de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) e Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur) e Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), realiza no dia 16 de setembro a agenda local da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. A edição de 2023 está focada no tema “Caminhos Gerais: Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro”, e na cidade será realizado o projeto “Novo olhar – Sensibilização ambiental e do patrimônio através do turismo”, que tem como objetivo promover a valorização do patrimônio cultural e ambiental por meio do potencial turístico do município.
A 9ª Jornada integra as comemorações do Dia da Árvore e faz parte da programação da Semana do Turismo. Entre as atividades previstas estão visitas guiadas e rodas de conversa, abrangendo o subtema “Caminhos ecológicos – rotas de preservação ambiental, patrimônio natural e turismo ecológico” proposto no Regulamento.
Programação
O Passeio percorrerá cinco espaços ecológicos, turísticos e culturais do munícipio, tendo seu início às 7h30 com café da manhã, no Viveiro Municipal, no bairro Jardim Panorama. No viveiro são produzidas, anualmente, aproximadamente 300 mil mudas arbóreas, entre nativas e frutíferas, bem como espécies ornamentais e medicinais, que são destinadas às praças, áreas verdes públicas e doações aos munícipes.
Na abertura do passeio acontecerá uma roda de conversa sobre meio ambiente, sua importância, interferências e preservação. A visita será conduzida de forma lúdica e descontraída.
Saindo do Viveiro, o passeio segue para o Parque Ecológico Samambaia, reserva ambiental de 131,7 m2, no Bom Jardim. A visita será guiada pela Associação Ambientalista Samambaia – ASAS, que desenvolve ações voltadas para a proteção do Parque.
A terceira parada do passeio será a Fazenda do Zaca, Unidade de Conservação de Uso Sustentável do tipo Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que oferece contato direto com a natureza, com variedade de fauna e flora e área preservada da Mata Atlântica. Entre as finalidades está a conservação da biodiversidade, sendo que a reserva da propriedade foi certificada pelo Estado em 24 de julho de 2008. Na incursão, o público terá a oportunidade de conhecer e participar de atividades desenvolvidas pelo Centro de Educação Ambiental (CEA), seguindo-se uma trilha guiada pela RPPN.
A parada seguinte acontece na Fazenda Vovô Teixeira, onde será possível vivenciar o modo acolhedor do povo mineiro, apreciar uma boa comida, tomar um cafezinho adoçado com rapadura, além de conhecer o modo tradicional de fazer farinha e rapadura. A Fazenda Vovô Teixeira integra o rol de bens inventariados pelo patrimônio histórico construído há mais de 100 anos.
Finalizando o passeio, a parada será no Parque Ipanema, bem tombado pelo patrimônio histórico, cartão postal da cidade, que teve seu projeto paisagístico idealizado pelo renomado arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx. Ainda no espaço será apresentada a peça teatral “Próxima Estação: Pouso de Água Limpa”, com alunos da Escola Municipal de Teatro – EMAC, seguindo-se um descontraído piquenique.
Confira a Programação
DATA: 16/09/2023
– Abertura da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, com os secretários de Cultura, Esporte e Lazer e do Desenvolvimento Econômico e Turismo.
7h30 – Concentração dos inscritos no Viveiro Municipal, onde será servido um café da manhã.
8h – Visita para conhecer o viveiro
9h – Saída com destino ao Parque Samambaia, no Bom Jardim – roda de conversa com a Associação Ambientalista Samambaia – ASAS
9h40 às 10h – Conhecendo o Parque Samambaia, com a Associação Ambientalista Samambaia – ASAS.
11h – Fazenda Vovô Teixeira – roda de conversa sobre Patrimônio Cultural, com Maria José de Oliveira/Ulisses Oliveira
11h40 – Hora de apreciar uma deliciosa comida bem mineira.
13h30 – Fazenda do Zaca – Trilha ecológica e conversando sobre meio ambiente
17h20 – Parque Ipanema – apresentação teatral com alunos da Escola Municipal de Artes Cênicas – EMAC – peça “Próxima Estação: Pouso de Água de Limpa”
17h40 – Piquenique no Parque
18h – Encerramento com distribuição de mudas
Dia do Turismo
Já no dia 27 de setembro, em comemoração ao Dia do Turismo, será realizada uma palestra na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) com o tema “Turismo sustentável como ferramenta de desenvolvimento”. A ideia é promover uma troca de conhecimento entre os participantes, visando conhecer ações de promoção do turismo no município.