Prefeito Gustavo Nunes considera que principal ganho do município é a diminuição do tempo de resposta aos usuários do SAMU. Reunião do Conselho Diretor do Consórcio é marcada ainda pela entrega de 12 novas ambulâncias para atendimento em cidades da região.
Aconteceu nesta terça-feira (7), no Salão Diamante da Prefeitura de Governador Valadares, a reunião do Conselho Diretor e Fiscal do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), que centraliza todo o atendimento do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da macrorregião Leste e Vale do Aço.
Além da reunião, que contou com a presença de vários prefeitos da região, foram entregues 12 novas ambulâncias pelo Consórcio, que fazem parte do processo de expansão do órgão, sendo oito Unidades de Suporte Básico (USB) e quatro de Suporte Avançado (USA).
O prefeito Gustavo Nunes destacou a importância dos equipamentos. “Com a entrega dessas ambulâncias, com certeza vamos alcançar o nosso objetivo de reduzir o tempo de resposta aos nossos usuários, sejam eles moradores de Ipatinga ou do entorno, que geralmente são atendidos na nossa cidade. Esse é um dos motivos da nossa adesão ao Consurge”, destacou.
A importância de Ipatinga
O presidente do Consurge e prefeito de Governador Valadares, André Merlo, destacou a importância da entrada de Ipatinga no Consórcio.
“Este um momento muito significativo para nossa região, uma vez que atendemos mais de 80 municípios. A entrada de Ipatinga no Consórcio beneficia toda a região, já que seus hospitais são portas de entrada e com isso diminuiremos ainda mais o tempo/resposta para aquele que precisa de atendimento. Daí a importância da regionalização”, reforçou.
A opinião do chefe do Executivo valadarense foi endossada pelo tenente-coronel e comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, Luciano Barbosa: “Para nós, a adesão de Ipatinga é uma grande vitória, pois ansiamos por um sistema de atendimento de Primeiro Mundo, com assistência à população em tempo real. Ter uma cidade desta magnitude compondo o Consórcio é com certeza um facilitador para alcançarmos um atendimento de excelência”, concluiu.
Dentre outras pautas relevantes anunciadas na reunião do Consurge está também a assistência de uma aeronave de última geração, já adquirida pelo Estado, que encontra-se em processo de produção, devendo reforçar o atendimento aos municípios filiados.
O Consurge
O Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge) foi criado em março de 2014, em assembleia que envolveu toda a rede ampliada da região. Seu objetivo é gerenciar o Samu (192) da região Macro Leste de Minas Gerais e integrada também pelo Vale do Aço.