Ipatinga conclui 1ª Supervisão Clínico-institucional no Centro de Atenção Psicossocial 

PUBLICIDADE

Capacitação teve o objetivo de garantir um atendimento igualitário e humanizado aos pacientes

- PUBLICIDADE -
FSFX
Usiminas
Giganet
Sesi – Senai
AAPI
SINDJORI

A Secretaria de Saúde de Ipatinga concluiu nesta sexta–feira (4) a 1ª Supervisão Clínico-institucional no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Rede de Atenção Psicossocial. Iniciado em 2021, o programa de supervisão proporcionou apoio e capacitação para os psicólogos da rede municipal, visando garantir um atendimento igualitário e humanizado aos pacientes.

O secretário de Saúde do município, Leonardo Seixas, agradeceu o comprometimento de todos os envolvidos no processo, desde os psicólogos até os técnicos de enfermagem, que dedicaram esforços para aprimorar o atendimento na área da saúde mental: “A conclusão da 1ª Supervisão Clínico-institucional é um passo fundamental na busca por uma rede de atenção psicossocial mais eficiente e acolhedora para toda a comunidade”, destacou.

O diretor do Departamento de Atenção Especializada (Daes), Walisson Medeiros, acrescenta que “a visão trazida pela supervisão técnica durante o processo traz robustez e assertividade nos atendimentos e acolhimentos inclusivos aos pacientes da saúde mental na rede pública de saúde”.

CAPACITAÇÃO

No decorrer do trabalho foram realizadas visitas técnicas de supervisores junto à coordenação de saúde mental e a gerência do CAPS, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. As visitas foram uma oportunidade para conhecer os equipamentos físicos, os recursos disponíveis nos territórios, o processo de trabalho e os principais desafios. 

Também como resultado dessas visitas, foram propostas duas capacitações. A primeira, destinada às gerências das UBS’s, teve o objetivo de apresentar as diretrizes da política de Saúde Mental, bem como levantar as potencialidades e desafios da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) de Ipatinga. A segunda, destinada aos técnicos de enfermagem das UBS’s, teve como objetivo apresentar os equipamentos da RAPS, discutir o acolhimento e as prioridades da política de Saúde Mental no SUS – Sistema Único de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui