Atividades para grupos escolares, educadores, instituições e famílias começam em fevereiro e podem ser agendadas pela Ação Educativa do Instituto Usiminas
O mês de fevereiro abre uma jornada de atrações no Centro de Memória Usiminas, na Estação Pedra Mole, no Viveiro de Mudas da Usiminas, na Usina de Ipatinga e por toda a cidade. Visando envolver escolas, instituições e comunidade, a programação para o primeiro semestre de 2023 é totalmente gratuita com atividades que tem como premissa a educação de qualidade, a valorização do patrimônio cultural e a sustentabilidade. A programação integra o Projeto de Implantação do Centro de Memória Usiminas, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac – 211736).
A partir desta segunda-feira (23/1), grupos escolares, instituições e famílias podem agendar a participação nas atividades de fevereiro pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330. As datas de agendamento para os demais meses estão detalhadas no site institutousiminas.com.
Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, lembra que a Ação Educativa do Instituto Usiminas completa 20 anos em 2023 e, portanto, a programação celebra as duas décadas de trabalho permanente e continuado. “A Ação Educativa acolhe públicos diversos em diferentes dimensões e experiências de formação, sempre incentivando reflexões para formação de um novo olhar a partir das artes. Neste ano, nossas atrações vêm reforçar esse objetivo, ampliando as possibilidades de interpretação e contemplação”, frisa a diretora.
Memorial
Como espaço permanente para conversar sobre arte, patrimônio e a história de Ipatinga, o Centro de Memória Usiminas está aberto à visitação de quarta a sábado. O espaço conta com a sala “Memorial Usiminas” e a exposição de longa duração “Coleção de Arte da Usiminas”. A visitação aborda temas como História das Cidades, Arquitetura Moderna, Arte Moderna Brasileira e o Fazer Produtivo Humano.
Há ainda a possibilidade de vivenciar uma experiência noturna no Centro de Memória Usiminas. Em uma visita sensorial, será possível conhecer a paisagem do prédio e o acervo explorando outras perspectivas. A Visita Noturna ao Centro de Memória acontece nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 4 de abril, 19 de maio e 30 de junho.
Educação Patrimonial
Na programação também estão ações que abordam cultura, artes, ciência e memória em vivências com artistas educadores. O Rota 60, passeio que percorre pontos turísticos de Ipatinga, terá datas voltadas para famílias neste semestre. A primeira edição de 2023 será no dia 4 de fevereiro, partindo do bairro Bethânia, mas o passeio também será realizado nos dias 11 de março (Novo Cruzeiro), 15 de abril (Esperança), 6 de maio (Limoeiro), 10 junho (Vila Ipanema).
O Histórias do Aço também está de volta para contar como é o processo de produção do aço numa divertida visita pela Usina de Ipatinga, conduzida pela atriz Flora Manga. Ao fim da visita, a artista Rosane Dias conduz a oficina de pintura com tintas sustentáveis produzidas com agregado siderúrgico, material gerado em várias etapas da produção do aço. A atividade será nos dias 7 de fevereiro, 17 de março e 27 de junho (para escolas) e no dia 18 de março (para Famílias), com sessões às 8h e às 14h.
Ao ar livre
O Viveiro de Mudas da Usiminas abre suas portas para visitas de educação ambiental durante o programa Aventura no Viveiro. A visita, regada de ludicidade e muitas histórias, apresenta uma das florestas mais ricas em biodiversidade do planeta. Dias 11 de fevereiro e 17 junho (para famílias) e 15 e 16 de junho (para escolas), com sessões às 8h e às 14h.
A novidade da programação deste ano são as Visitas à Estação Pedra Mole: Ouvir o Rio. O passeio no patrimônio tombado da cidade de Ipatinga apresenta os aspectos culturais e naturais do local. Os participantes também serão convidados a participar de uma oficina de criação a partir dos elementos e histórias que descobrimos no caminho. Voltada para famílias, as visitas serão nos dias 4 de março, 1 de abril e 27 de maio, às 9h30.
Formação com Professores
O Programa de Formação com Professores da Ação Educativa do Instituto Usiminas vai apresentar dois encontros especiais neste semestre. No dia 13 de maio, às 10h, no Centro de Memória Usiminas, o professor Rodrigo Vivas conduz a primeira formação sob o tema “Arquitetura Modernista Brasileira: o caso do Centro de Memória Usiminas”. O tema é apresentado a partir de importantes nomes do movimento, com especial abordagem da produção do arquiteto mineiro Raphael Hardy Filho.
No dia 20 de maio, às 10h, o Centro de Memória Usiminas recebe educadores do Vale do Aço para a formação “Ateliês e escolinhas livres de arte como patrimônio imaterial do Brasil”, conduzida pela curadora, pesquisadora e educadora Valquíria Prates. O encontro propõe elaborar e criar experiências de construção de identidades, explorando os sentidos de coletividade que estimulam princípios de cidadania.
SERVIÇO
Programação Educação Patrimonial Centro de Memória Usiminas
Fevereiro a junho de 2023
Ação Educativa Instituto Usiminas
Agendamento: pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330.