INCÊNDIO AO SUL DO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

PUBLICIDADE

No início da tarde de domingo, 8 de setembro foram identificados 3 focos de incêndio no sul do Parque Estadual do Rio Doce que imediatamente empenhou toda sua equipe para o combate as chamas próximo a Lagoa da Barra. 

O efetivo que conta com a coordenação dos brigadistas do Parque junto aos brigadistas da Associação Mineira de Defesa ao Meio Ambiente (AMDA) também os brigadistas da empresa Arcelomittal, trabalhou intensamente durante todo o dia de domingo e também parte da noite da segunda feira para conter o fogo e obteve sucesso, cessando as chamas ainda na segunda feira (9 de setembro) durante o dia.

- PUBLICIDADE -
Sesi – Senai
Usiminas
EXPO USIPA
Giganet
AAPI

O combate ao incêndio contou com um caminhão pipa da Arcelomittal e duas aeronaves Air Tractor que deram apoio com o despejo de água em locais críticos e de difícil acesso, resfriando o solo e apagando brasas com despejo de água.

Grandes labaredas foram controladas, mas o trabalho continua pelos combatentes afim de impedir qualquer tipo de reignição do fogo por conta de resquícios de brasas na vegetação. O Rescaldo é um protocolo minucioso que exige bastante atenção dos profissionais que vasculham toda a área afetada pelo incêndio em busca de qualquer indício ou vestígio que possa trazer de volta as chamas no local. Este evento foi completamente controlado na tarde de quarta-feira (11 de Setembro).

Em uma época com chuvas estão abaixo da média, e por isso menos umidade disponível para a vegetação e o clima fica mais quente, todo cuidado é pouco, pois, com essas condições o fogo se alastra rapidamente. O Parque Estadual do Rio Doce faz patrulhas constantes no seu entorno e tem resposta imediata a qualquer ocorrência de incêndio.

A área afetada é da Arcelomittal e faz limite com o Parque no sul da sua delimitação, graças a presteza, agilidade dos trabalhos e empenho da equipe não houve fogo dentro da área do Parque.

“Estamos prontos, temos equipamento e equipe em prontidão para resposta imediata a qualquer sinal de fogo no Parque ou seu entorno. Trabalhamos firmes e com capacidade técnica suficiente para manter nosso gigante, o Parque Estadual do Rio Doce, protegido e conservado”

Disse o João Batista de Morais – Responsável pelo grupo de brigadistas do Parque Estadual do Rio Doce.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui