PUBLICIDADE
Na última sexta-feira (28/06) foi inaugurada a nova sede do Posto Médico Legal de Ipatinga, durante solenidade que aconteceu no novo endereço do imóvel construído à Av. Livramento com Av. Carlos Edmundo Landaeta, bairro Veneza com divisa com Distrito Industrial, em Ipatinga. Antes do novo imóvel, o PML de Ipatinga funcionava em um pequeno prédio dentro das dependências do Cemitério Parque Nossa Senhora da Paz, situado no Veneza II, em Ipatinga, todavia com o crescimento da nossa região, a estrutura se tornou incompatível com as necessidades e com o volume de atendimentos promovidos pelo PML de Ipatinga.
A obra e estruturação em equipamentos teve um custo de cerca de quase 3 milhões de reais, sendo que o terreno foi doado pelo município de Ipatinga e a construção e compra de equipamentos se deu por emenda parlamentar. O Posto Médico Legal de Ipatinga é responsável pelo atendimento de uma vasta região de Minas Gerais, abrangendo os 16 (dezesseis) municípios subordinados, ou seja, Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Coronel Fabriciano, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Santana do Paraíso e Timóteo. Juntas essas localidades somam uma área de 5.064 quilômetros quadrados, com atendimento a uma população de aproximadamente 590.000 habitantes.
O PML conta atualmente com uma equipe dedicada, composta por seis médicos legistas, dois investigadores de polícia e duas servidoras municipais, cedidas pelo executivo da cidade de Ipatinga. No último ano, foi realizado no PML de Ipatinga, um total de 4.994 perícias. Essas perícias são divididas em exames em cadáveres e exames periciais em pessoas vivas, ou seja, incluem necropsias, perícias de violência sexual, exames de lesão corporal, coleta de DNA, perícias indiretas por documentação médica, dentre outras. Esse trabalho árduo e meticuloso é essencial para garantir a justiça e a segurança em nossa comunidade. O Posto Médico Legal é um setor de importância ímpar na investigação criminal, pois busca fornecer bases técnicas, por meio da emissão de laudos científicos e especializados em medicina forense, os quais irão complementar todo conjunto probatório que embasam o julgamento das causas criminais.
Registramos que junto a toda essa nova estrutura construída para que fosse possível a presente inauguração, o Posto Médico Legal de Ipatinga será o primeiro PML do interior a trabalhar com o FLAT SCAN. O Flat Scan é um equipamento de raio-X, desenvolvido para auxiliar a polícia científica e os Institutos Médicos Legais, com tecnologia que produz imagens digitais de alto padrão e alta definição dentro de padrões médicos, com desempenho que fornece riqueza de detalhes permitindo a confecção de laudos com maiores especificações técnicas e qualidade. A solenidade de inauguração contou com a presença da Chefe da Polícia Civil, Delegada-Geral, Letícia Gamboge, do Delegado Assistente, Aloisio Daniel Fagundes, do Delegado da Assessoria de Planejamento Institucional, Guilherme Cardoso Vasconcelos, do Superintendente de Polícia Técnico-Científica, Thales Bitencourt de Barcelos, o Chefe do 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga, Delegado-Geral, Gilmaro Alves Ferreira, a Delegada Regional de Ipatinga, Talita Martins Soares, a Deputada Federal Rosângela Reis, o Prefeito Municipal de Ipatinga, Gustavo Nunes, o Prefeito Municipal de Santana do Paraíso, Delegado Bruno Campos Morato, o Presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Werley Glicério Furbino de Araújo, a Juíza Diretora do Foro de Ipatinga, Josselma Lopes da Silva Lages, o Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal de Ipatinga, Antônio Augusto Calaes de Oliveira, a Promotora de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial de Ipatinga, Renata Cristina Torres maia Coelho, o Comandante do 58º Batalhão da Polícia Militar de Coronel Fabriciano, Major Fabrício Pereira Silva, a Comandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militares de Ipatinga, Ten. Cel. Janine Gonçalves de Faria Rocha, o Diretor Regional da Polícia Penal de Ipatinga, Marcelo Marshal Junior, juntamente com demais Autoridades, delegados de polícia, médicos legistas, policiais civis de Ipatinga e região, além de convidados.
A Delegada-Geral, Letícia Gamboge, Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, agradeceu a todos por essa importante entrega, pois é uma obra de “diversas mãos”, que fortalece a promoção da cidadania nos atendimentos do PML em Ipatinga. Ressaltou ainda, o compromisso da Polícia Civil de Minas Gerais com a diretriz estratégica denominada “Sedes Novas”, voltadas à estrutura predial da nossa instituição. Para o Chefe do Departamento, Delegado-Geral, Gilmaro Alves, “O Posto Médico Legal desempenha um papel indispensável na aplicação da justiça, sendo um pilar fundamental na investigação de mortes não naturais e na realização de perícias médico-legais. Sua função é vital para o esclarecimento de crimes, a identificação de vítimas, e a garantia de que a verdade prevaleça em nossos processos judiciais”. Além disso, finalizou agradecendo a todos os envolvidos na realização deste projeto, por entenderem a importância deste investimento e, sobretudo, agradeceu aos dedicados profissionais do PML, cujo trabalho incansável e comprometido é a essência do nosso sistema de justiça.