O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, inaugurou nesta quarta-feira (26) o bloco cirúrgico “Iná Corrêa de Meireles” (homenagem à servidora do HMEM que morreu por Covid combatendo a pandemia), no Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM).
Com uma área total de 518,14 metros, o bloco é composto por quatro salas para cirurgias de baixa e média complexidade.
A unidade conta ainda com uma ala para recuperação anestésica com seis leitos; vestiários para funcionários e pacientes; rouparia; farmácia satélite; salas de material de esterilização, de coordenação, de estar para funcionários, de preparo de materiais, de guarda de equipamentos, copa, utilidades, roupa suja, admissão e espera.
Durante a cerimônia, o prefeito destacou a importância do Bloco Cirúrgico para a melhoria da estrutura de saúde na cidade e anunciou ainda outros investimentos que incluem substituições de mobiliário e equipamentos em toda a rede municipal, proporcionando condições mais adequadas de trabalho aos servidores e gerando maior bem-estar a um público de mais de 400 mil usuários da microrregião do Vale do Aço.
“ Com essa inauguração, teremos melhores condições de trabalho para os profissionais da Saúde e maior oferta de prestação de serviços. Vamos realizar cerca de 15 intervenções por dia, objetivando alcançar 350 cirurgias mensais”, afirmou o prefeito.
Com a inauguração do Bloco Cirúrgico, o Hospital Municipal de Ipatinga passa a contar com instalações modernas e bastante aparelhadas para atender as necessidades da população da cidade e região.
A gestão do Bloco Cirúrgico ficará a cargo da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), mas os atendimentos serão realizados 100% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o prefeito. Essa parceria é uma forma de garantir que a unidade seja gerenciada por uma entidade com experiência na área da saúde e que possa oferecer serviços de qualidade à população.
A inauguração do novo Bloco Cirúrgico supre demanda histórica no serviço público, garantindo sobretudo mais qualidade e agilidade nos atendimentos aos pacientes que necessitam de intervenções médicas de maior urgência, muitas vezes reféns da disponibilização de vagas. Além disso, reforça a Secretaria de Saúde de Ipatinga, “a modernização da estrutura do hospital contribui para o bem-estar dos profissionais, que poderão desempenhar suas atividades em um ambiente mais adequado e com melhores recursos”.