O Farroupilha da continuidade a programação de seus 29 anos de arte com um novo projeto artístico-cultural “O TEATRO NOSSO DE CADA DIA “ que, mais uma vez levará a arte do Grupo para o meio do povo, ocupando ruas e praças de Ipatinga com apresentações de espetáculos, intervenções artísticas e oficinas de teatro e circo que se estenderão ate o final do segundo semestre de 2024. As primeiras ações da programação de O TEATRO NOSSO DE CADA DIA acontecerão nesta quarta-feira, dia 05 de junho, com duas apresentações artísticas, sendo: 09h no Praça Domingo Serafim – no Bairro Bom Jardim e as 15h30, na praça do Cê que sabe, no Bairro Iguaçu.
Estas ações terão como mote o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, celebrado nesta data para chamar atenção para a preservação dos recursos naturais do planeta terra. Acontecimentos recentes como a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul são um grande termômetro para as mudanças climáticas e todos precisamos agir antes que seja tarde demais. Toda a programação apresentada pelo Grupo Farroupilha será ofertada de forma gratuita para escolas comunidade e parceiros.
Segundo o ator e produtor Didi Peres é um dever de todo cidadão colaborar para que, tanto nossa geração, quanto gerações futuras possam viver em um planeta cada vez mais sustentável e o Farroupilha sempre esteve antenado para estas questões e mais uma vez busca uma relação com as escolas e também com outros atores da comunidade para realizar ações de conscientização para a preservação e renovação do meio ambiente e a arte do teatro e do circo é uma ferramenta muito eficaz nesta empreitada.
SOBRE O GRUPO FARROUPILHA:
O Teatro Farroupilha é um grupo cultural mineiro, que comemora em 2024, 29 anos de arte e resistência com a missão de ser um grupo de teatro que utiliza recursos de outras linguagens artísticas, com o objetivo de provocar a reflexão e contribuir para a formação e o fortalecimento do setor cultural. Desde sua fundação em 1995, o grupo busca por uma linguagem interdisciplinar e mesclando estilos, tem ocupado palcos, ganhado as ruas e espaços alternativos. Em sua trajetória criou cerca de 30 espetáculos, além de performances e intervenções, lançou um CD com a trilha sonora original da peça Estórias de bichos e a revista Clown para todos. O grupo também realiza um trabalho pedagógico com oficinas e cursos livres de teatro e circo e tem circulado por várias cidades de Minas e outros estados. Seus espetáculos já receberam diversos prêmios em festivais nacionais e estaduais pelo interior de Minas. Em 2007, 2009 e 2011, o Farroupilha foi contemplado com o “Cena Minas – Prêmio Estado de Minas Gerais de Artes Cênicas”; em 2011 recebeu do extinto Ministério da cultura o “Prêmio Funarte artes na rua”. Em 2012, teve um de seus projetos selecionado pelo Fundo Estadual de Cultura e em 2013 o espetáculo “O arquivo vivo” foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014 e circulou pelas cidades de Araxá(MG), Mariana(MG), Uberlândia(MG), São Mateus(ES), São Jose do Rio Preto(SP), Angra dos Reis(RJ) e Rio de Janeiro(RJ). O Farroupilha participa do Movimento Cultural da Vale do Aço e desenvolve um trabalho baseado na cooperação entre seus membros, valorizando os processos coletivos de criação, sem deixar de levar em conta as inquietações e desejos individuais. P r i n c i p a i s e s p e t á c u l o s p r o d u z i d o s 2022 – NOSSA BRINCADEIRA DE BOI – solo de Claudiane Dias com direção e dramaturgia de Luis Yuner \ 2020 – TEATRO FARROUPILHA.DOC – direção de Marcos Marinho e dramaturgia de Sinésio Bina \ 2017 – PALHAÇADAS, direção Adriana Morales(Grupo Trampulim) e Porfilho Ximbica ou A receita do papai, direção, Gyuliana Duarte / 2014 – Borbulhinhas barulhentas, direção Coletiva; O Fi duma mãe, direção Didi Peres e Claudiane Dias / 2011 – O Arquivo Vivo, direção de Júlio Maciel(Grupo Galpão) / 2010 – Palhaços em reprise, direção de Luis Yuner / 2009 – Primavera cena curta selecionada para a edição comemorativa do 10º Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, direção de Didi Peres e Claudiane Dias / 2008 – O musical Eles e Elis, direção de Didi Peres / 2007 – Ação, estado ou fenômeno da natureza, direção de Claudiane Dias /2005 – Cortejo Clown Aí, direção coletiva / 2004 – Seis personagens à procura de um autor, direção de Eduardo Vaccari / 2002 – Pecados, direção coletiva e Olimpíadas clown, direção coletiva / 2001 – Estórias
Contato: Claudiane Dias – Telefone:(31) 98570-0193
teatrofarroupilha@gmail.com
teatrofarroupilha.claudiane@gmail.com