Galeria do CCU inaugura “A incrível história das ilusões”

PUBLICIDADE

Cenografia da exposição impressionou visitantes que participaram da abertura

 

- PUBLICIDADE -
FSFX
Usiminas
Sesi – Senai
AAPI
SINDJORI
Giganet

Os espaços instagramáveis da exposição “A Incrível História das Ilusões” já podem ser visitados pelo público do Vale do Aço. A mostra estreou em Ipatinga, nesta sexta-feira (28/01), abrindo a programação da Galeria Hideo Kobayashi, do Centro Cultural Usiminas. A abertura teve como convidados artistas do Vale do Aço, parceiros, representantes da Associação de Surdos de Ipatinga (Asipa) e imprensa. A divertida cenografia da exposição pode ser visitada até o dia 15 de março, de terça a sábado, das 12h às 20h. Entrada gratuita.

 

“A Incrível História das Ilusões” é realizada, com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, produzida pela Base Projetos Especiais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Foi idealizada pelo Gabinete de Incríveis Histórias, comandado pela diretora de arte e cenógrafa Susana Lacevitz e com o curador e diretor de produção Philippe Midani.

 

Jogos, espaços lúdicos e instalações com ilusão de ótica, que criam truques através de efeitos visuais e sensoriais, estão por toda a galeria. Mas a exposição começa no jardim externo do Centro Cultural Usiminas, com a cadeira de Beuchet, uma enorme cadeira dividida em duas partes, que em determinado ponto de vista, diminui quem está sentado. 

 

Segundo o curador da exposição, Philippe Midani, toda a mostra foi pensada para fazer os visitantes conhecerem a história das ilusões e irem se questionando sobre o que vêem. “Os nossos olhos são muito sensíveis à luz e ao movimento. Enxergamos movimentos até em uma imagem parada. Essa ilusão de ótica está em diversos espaços de A Incrível História das Ilusões”, contou Philippe. 

 

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, convidou os presentes a se envolverem com as curiosidades da exposição. “Diversas áreas do conhecimento estão reunidas em cada parte da exposição. A cada módulo, podemos ter várias interpretações. E o mais importante: é uma mostra interativa, inclusiva e para toda a família”, reforçou Penélope. 

 

Visitação acessível

Para o presidente da Associação de Surdos de Ipatinga, Felipe Silva, é sempre uma alegria visitar espaços culturais com acessibilidade. “É sempre muito importante ter espaços em que os surdos sejam bem recebidos. Nem sempre temos acesso a eventos culturais, como este. Sempre agradecemos por ter um intérprete de Libras nos espaços em que frequentamos”, comentou Felipe, com o apoio da intérprete de Libras, Vânia Coelho.   

 

“A incrível história das ilusões” é acessível aos públicos surdos e cegos, com agendamento prévio, em visitas mediadas por intérpretes de Libras e audiodescrição, com agendamento prévio. As visitas mediadas podem ser agendadas para 9h, 14h, 16h e 18h. Informações e agendamento de visitas podem ser feitas com a Ação Educativa do Instituto Usiminas pelo whatsapp: 31 98437.3330.

 

SERVIÇO

Exposição A Incrível História das Ilusões – Gabinete de Incríveis Histórias (RJ)

De  28/01 a 15/03, Galeria do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga

De terça a sábado, das 12h às 20h

Visitas mediadas: às 9h, 14h, 16h e 18h. 

Agendamento pelo whatsapp 31.98437.3330.

Entrada gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui