O Espaço Cultural Casa Laboratório reúne artistas que são referência nacional em um grande concerto de música eletrônica no Parque Ipanema, em Ipatinga. Nomes da cena nacional como Vhoor, Nelson D, DJAHI e Preta Lua compõem o line up do festival.
Com o patrocínio do “Cartão de Todos”, neste domingo, 2 de fevereiro, a partir das 16h, o Espaço Cultural Casa Laboratório realiza o encerramento das atividades do “Festival Cidade Que Queremos” com uma mega programação musical no Parque Ipanema, em Ipatinga, MG.
O projeto, que teve início em agosto do ano passado com a realização de um programa de formação em música eletrônica para 25 artistas da região, conclui sua última etapa neste final de semana com seis horas de música para conectar pessoas e pautar os direitos das pessoas aos espaços das cidades. Uma experiência sonora para produzir imaginários de cidades que sonhamos viver; cidades justas, inclusivas, democráticas e sustentáveis. Esse é o debate proposto pelo festival em suas iniciativas de ocupação de espaços públicos na cidade de Ipatinga e fortalecimento de corpos socialmente impactados e geralmente invisíveis ao planejamento de urbanização dos territórios que compõem as cidades.
Com um line up composto totalmente por artistas negros e indígenas, a mostra ofertará à população uma experiência sonora inesquecível na maior área verde urbana de Minas Gerais, o majestoso Parque Ipanema. Uma iniciativa que irá reeditar o mapa de Ipatinga no cenário de festivais de arte no Brasil. Além dos artistas “Vhoor”, “Nelson D”, “DJAHI” e “Preta Lua”, a mostra também realizará um “Duelo de MCs” com representantes das principais batalhas do Vale do Aço: “Batalha Básica”, “Batalha do Coliseu”, “Batalha Linear”, “Batalha da Fronteira”, “Batalha 3M”, “Batalha da Arena”, “Batalha da VI” e “Batalha BJ”.
O festival, que reúne artistas de Ipatinga, Belo Horizonte, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, é uma proposta da Associação Cultural Casa Laboratório, entidade cultural sem fins lucrativos fundada em 2008 em Ipatinga. A instituição é reconhecida como Ponto de Cultura pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e possui título de Entidade de Utilidade Pública Municipal. A instituição atua com foco no desenvolvimento social e econômico das comunidades do colar metropolitano do Vale do Aço, utilizando as artes como tecnologia para acessar e transformar os territórios das cidades. Todas as iniciativas da instituição estão alinhadas com os pilares do desenvolvimento sustentável e o bem viver.
O “Festival Cidade Que Queremos” é totalmente gratuito e tem o patrocínio da “Cartão de Todos”. É uma realização do Espaço Cultural Casa Laboratório, Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipatinga.