Iniciativa é fruto do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae Minas, desenvolvido em parceria com a Prefeitura
Cerca de 7 mil estudantes e 700 educadores da rede pública municipal de Coronel Fabriciano participam no sábado (22/6) da 2ª edição da Feira Empreendedores do Futuro, que será realizada na Praça da Estação, das 9h às 16h. A iniciativa integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Fabriciano, por meio das Secretarias de Governança Educacional e de Cultura e de Desenvolvimento Econômico. A Feira Empreendedores do Futuro será aberta a toda a comunidade e contará ainda com apresentações culturais ao longo da programação.
Nesta edição, os visitantes poderão conferir 20 projetos elaborados por alunos do 1º ao 9º ano de escolas municipais, além de alguns Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Como afirma a analista do Sebrae Minas Gabriele Lima o objetivo é apresentar os resultados da experiência transformadora vivenciada pelos estudantes a partir da educação empreendedora. “A escola é um campo fértil que estimula a criatividade e a construção de habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento de crianças e jovens, não apenas no ambiente escolar, mas em todos os aspectos de suas vidas. A Feira é um momento muito aguardado por todos e reflete os impactos positivos da educação empreendedora na vida dos educadores, dos alunos e das famílias”, avalia Gabriele.
Incluir para empreender
A Escola Municipal Vereador Paulo Franklin vai expor na Feira o projeto “Incluir para empreender”, que consiste na criação de um robô de coleta seletiva para levar os resíduos de papel produzidos na escola até a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Lá, os estudantes da E.J.A/APAE utilizam os resíduos para produção de materiais reciclados e artesanatos sustentáveis. O caminho percorrido pelo robô no transporte dos materiais recicláveis até a APAE será representado por uma maquete, que também foi confeccionada pelos alunos.
De acordo com a vice-diretora, Jane de Oliveira Luiz, o projeto permitiu aprofundar e trabalhar de forma transversal os conhecimentos ensinados em sala de aula, além de habilidades sociais importantes. “Nesse projeto, promovemos diversas atividades conjuntas entre os alunos da educação regular e especial, a fim de despertar um novo olhar sobre as necessidades especiais, incentivando o espírito empreendedor na busca de novas ideias para transformá-las em produtos e serviços inclusivos”, afirma Jane.
Aluno do 8º ano, Gabriel Lucas, de 13 anos, afirma que desafio o possibilitou enxergar muitas possibilidades para seu futuro profissional. “A programação de um robô exige muita concentração e agilidade para resolver problemas. Trabalhar junto com o pessoal da APAE foi muito bacana, porque pudemos focar em um problema real e buscar soluções para ele”, diz.
Minas é destaque nacional em educação empreendedora
Em Fabriciano, a educação empreendedora foi inserida nas escolas em 2022, com a capacitação de mais de 400 professores da rede municipal, por meio do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizada pelo Sebrae. Em 2023, a primeira edição da Feira Empreendedores do Futuro apresentou os primeiros projetos desenvolvidos pelos alunos, frutos do trabalho de inserção da educação empreendedora no ambiente escolar.
O secretário de Governança Educacional e Cultura de Coronel Fabriciano, Carlos Alberto Serra Negra, afirma que a educação empreendedora é um agente de transformação local e um dos pilares do plano de desenvolvimento da cidade, que possui metas para até 2030. “A educação empreendedora, quando inserida desde os primeiros anos da formação escolar, permite que os alunos construam conhecimentos em torno da sua própria realidade e, assim, exerçam o protagonismo em suas vidas. A Feira abre uma pequena janela para observarmos a evolução das crianças e jovens imersos em um ambiente educacional rico em experiências que incentivam o empreendedorismo e o trabalho, que futuramente pode se transformar em renda.”, afirma o secretário.
Educação empreendedora em Minas
O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae tem o intuito de promover ações para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios brasileiros nas redes pública e privada de ensino. Em 2023, ano em que o programa completou sua primeira década de existência, Minas Gerais obteve destaque nacional na realização de mentorias, encontros, formações e feiras do programa, com mais de 640 mil alunos atendidos e 58 mil professores capacitados.
O estado também ficou em primeiro lugar acerca do trabalho realizado com os educadores, superando em 166,43% a meta inicial estipulada para 2023. Minas também apareceu na vice-liderança, atrás apenas de São Paulo (837 mil) no número de atendimentos a estudantes realizados pelo programa, quase quatro vezes a mais do que o previsto inicialmente.
A metodologia do PNEE está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo reconhecido pelo Ministério da Educação. Ele define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.
Feira Jovens Empreendedores – Coronel Fabriciano
Data: 22/06
Horário: 9h às 16h
Local e endereço: Praça da Estação (R. Rubens Siqueira Maia, 680-794 – Centro, Cel. Fabriciano)
Entrada gratuita
—
Assessoria de imprensa Sebrae RRDVA:
Fernanda Pereira – fernanda.stark@sebraemg.com.br
(31) 98250-1752