“In Concertina” tem entrada gratuita e será apresentado em Belo Horizonte, Ipatinga, Pará de Minas, Ouro Preto, Sabará e Governador Valadares
Um palhaço e seu instrumento musical. A partir desta relação, o Palhaço Ritalino constrói um espetáculo que convida o público de todas as idades a rir e se emocionar. Agora, o “In Concertina” chega a Minas Gerais e passa pelas cidades de Belo Horizonte, Ipatinga, Pará de Minas, Ouro Preto, Sabará e Governador Valadares. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos pela internet, a partir de quarta-feira (13), neste link.
Quem dá vida ao palhaço é o artista Tiago Marques. Ele conta que a história estreou em 2016, no teatro do Sesc Campinas (SP), e desde então tem tido uma ótima recepção de quem assiste.
“Temos classificação livre e isso representa muito do que é o espetáculo, afinal todos se divertem. Há adultos que se emocionam e até choram. Outras pessoas relatam semelhanças da relação abordada com o relacionamento entre pais e filhos. Tem sido bonito rir com o público nesta brincadeira musical”, relata o artista.
In Concertina
De acordo com Tiago, o palhaço Ritalino chega ao palco para estrelar um show. Pomposo e empolgado, ele é surpreendido pelos acontecimentos seguintes, afinal nada ocorre como esperado.
“Quando por fim consegue estar com seu instrumento musical, uma concertina, ele desenvolve uma relação um pouco diferente da que se espera de um instrumento”, comenta Tiago.
O processo de concepção do espetáculo começou com o sonho de ter uma concertina. Assim que iniciou os estudos do instrumento, Tiago passou a investigar as possibilidades do material. Em 2014, durante uma oficina com a palhaça suíça Gardi Hutter, ele foi ainda mais instigado e assim nasceu o “In Concertina”.
A direção é de Ricardo Puccetti, outra grande referência em palhaçaria. O projeto foi aprovado na Lei Rouanet e tem patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Serviço
Ipatinga
Data: 20/09 (quarta-feira), às 19h
Local: Teatro Zélia Olguin
Governador Valadares
Data: 21/09 (quinta-feira), às 19h
Local: Teatro Piazarollo
Belo Horizonte
Datas: 23/09 (sábado), às 19h, e 24/09 (domingo), às 10h
Local: Teatro Raul Belém Machado
Ouro Preto
Data: 27/09 (quarta-feira), às 19h
Local: Anexo do Museu da Inconfidência
Sabará
Data: 28/09 (quinta-feira), às 19h
Local: Teatro Municipal
Pará de Minas
Data: 01/10 (domingo), às 19h
Local: Teatro Municipal
Sobre Tiago Marques
Tiago Marques é ator, palhaço, produtor, diretor e compositor. Bacharel em Artes Cênicas formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), o artista cursou dois anos de circo na Associação Londrinense de Circo. Em 2017 esteve em residência artística na escola CAL Clown em Barcelona/Girona, na Espanha. Também ministra oficinas sobre a arte do palhaço.
Em 2018 foi indicado ao Prêmio Gralha Azul de melhor ator do Paraná por sua atuação no espetáculo “O melhor show do mundo… na minha opinião”. Por meio de oficinas, esteve com grandes palhaços e importantes nomes do teatro e circo, como Gardi Hutter (Suíça), Chacovachi (Argentina), Aziz Gual (México), Pepe Nuñes (Espanha), Clara Cenoz (Espanha), Ricardo Puccetti, Ésio Magalhães, Biribinha (Teófanes Silveira) e Eduardo Okamoto, entre outros. Atualmente cursa mestrado em Artes da Cena na Unicamp.