Mais de cem artistas musicais subiram ao palco do teatro do Instituto Usiminas para a comemoração de seis décadas da Corporação Musical Santa Cecília
Ipatinga – O público se encantou e se emocionou com os shows na noite da última quarta-feira (11/07), no Teatro do Instituto Usiminas, em Ipatinga, em celebração as seis décadas de história da Corporação Musical Santa Cecília. As apresentações fizeram parte do projeto “Corporação Musical Santa Cecília – 60 Anos”, realizado por Rodolfo Bello e patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Uma intervenção teatral realizada pela atriz Daniela Alves e pelo produtor musical Junio Endrik introduziu as apresentações enquanto a dupla contava, de forma lúdica, sobre os 60 anos de história da Corporação.
O público de mais de 500 pessoas acompanhou a abertura da programação com o grupo de taiko Kouryuu Daiko (Dragão de Aço) da Associação Nipo Brasileira de Ipatinga (ANBI). Em seguida, subiram ao palco os integrantes do Triângulo de Aço, que tem como vocalista o cantor e compositor Adê Araújo. A plateia também acompanhou a apresentação da banda Brasil Tropical com os músicos Sostenes Araújo, Moizes Mello, Rita Eneida e Elizeu Gomes. A noite de celebração foi ainda marcada pela apresentação da cantora e compositora Liz Eulália, acompanhada por Dalton Palmieri, e da filha do casal, a jovem cantora Petrina Palmieri.
Anne Oliveira, de 24 anos, que acompanhou o espetáculo da primeira fileira, ficou encantada com o profissionalismo das atrações. “Fiquei encantada do início ao fim. Esta noite foi um verdadeiro presente para Ipatinga e região, com shows de altíssimo nível de artistas daqui, que começaram na Corporação e hoje nos aproximam da arte”, declarou.
A programação final ficou por conta de músicos que atuam como professores da Escola de Música da Corporação Musical Santa Cecília (CMSC), dos Corais da CMSC e Fundação São Francisco Xavier (CFSFX), juntamente com a Orquestra de Câmara Vale do Aço (OCVA).
“Foi uma satisfação imensa ver a alegria e emoção do público durante as apresentações. Tudo foi preparado com muito critério e carinho para presentear os artistas que passaram pela Corporação, as famílias dos artistas e a comunidade do Vale do Aço”, afirmou Rodolfo Bello, produtor cultural da CMSC e idealizador do evento.
Fundada em 28 de novembro de 1963, a CMSC é um Ponto de Cultura reconhecido pelo Ministério da Cultura e também como Utilidade Pública Federal e Municipal, além de estar cadastrada na Secretaria de Cultura de Minas Gerais, no Instituto Nacional de Música FUNARTE e no Conselho Nacional de Serviço Social.
Atualmente, 120 crianças, jovens e adultos são atendidos pela Corporação Musical Santa Cecília, que está localizada na Rua Minerais, nº 610, no bairro Iguaçu, em Ipatinga.