Magistrada presidiu sua última sessão de julgamento antes da aposentadoria
A desembargadora Márcia Milanez, presidente da 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), recebeu uma série de homenagens, nesta quinta-feira (26/5), na última sessão de julgamento de que participou, antes da aposentadoria.
A sessão foi realizada no Auditório do Tribunal Pleno do TJMG e contou com a participação de desembargadores, familiares, amigos, servidores e colaboradores do Judiciário. A homenageada chegou ao TJMG acompanhada do apresentador de TV Marcos Maracanã e foi recepcionada pela charanga do Clube Atlético Mineiro.
O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, abriu a sessão especial e disse que a desembargadora Márcia Milanez, “atualmente, a magistrada com mais tempo de Casa, tem o mérito também de ter sido a primeira a ocupar um cargo de direção no Tribunal mineiro e a presidir o Órgão Especial”.
Ele disse que quando ela foi 3ª vice-presidente do TJMG, deixou uma forte marca, passando a ser chamada de ‘Dama da Conciliação’. Afirmou ainda que foi sobretudo na área criminal e de execução penal “que ela deu suas maiores contribuições, aliando seu vasto conhecimento jurídico à enorme sensibilidade social e ao espírito humanitário”.
Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade, a ministra do Superior Tribunal de Justiça Nancy Andrighi agradeceu a convivência do tempo em que trabalhou com a desembargadora Márcia Milanez, em Brasília, junto à Corregedoria Nacional de Justiça. “Os trabalhos ganharam brilho especial. Todos os qualificativos da magistrada sempre estiveram envolvidos por uma imensa amorosidade, que somente o seu coração caridoso sabe gerar. A trajetória de trabalho da nossa homenageada perante o Poder Judiciário é povoado de luz, sabedoria, e equilíbrio”, disse.
A filha da desembargadora Márcia Milanez, Ludmilla Milanez, representando também os irmãos Manuela e Plínio, que não puderam comparecer, manifestou imenso orgulho de estar presente. “Cresci vendo minha mãe mergulhada em pilhas e pilhas de processos, os malotes faziam parte da decoração da nossa casa. Vivi conversando com ela sobre os direitos e os deveres de cada um, sobre a responsabilidade de ajudar e garantir os direitos dos menos favorecidos. Acordo todos os dias com a missão de viver com os mesmos valores que ela sabiamente nos ensinou. Não cabe no meu peito o orgulho que sinto ao ver essas homenagens, orgulho da representatividade feminina que ela deixou neste Tribunal”, ressaltou.
Também se manifestaram o desembargador Raimundo Messias Junior; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas (TCE-MG), Durval Ângelo; o procurador Márcio Gomes, representando o procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior; o conselheiro federal da Ordem do Advogados do Brasil, Sérgio Murilo Braga, e o jornalista Marcos Maracanã.
Novos Rumos
A banda da Polícia Militar executou “What a wonderful world”, “La vie en rose” e “Amigos para sempre”, pela homenageada e os desembargadores Antônio Armando dos Anjos e Júlio Gutierrez, colegas no Programa Novos Rumos, do qual a desembargadora Márcia Milanez foi coordenadora-geral, entregaram uma placa condecorativa para a magistrada pelos relevantes serviços prestados no Programa PAI-PJ. O desembargador Armando dos Anjos citou Bertold Brecht, quando diz que as pessoas imprescindíveis são aquelas que lutam a vida inteira, como a desembargadora.
O 2º vice-presidente eleito do TJMG, desembargador Renato Dresch, desejou sucesso para a desembargadora na sua nova fase de vida. O Ministro do Tribunal de Contas da União da União, Antônio Anastasia; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha; o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco; a desembargadora Beatriz Pinheiro Caires; e o desembargador Pedro Bitencourt, que não puderam comparecer, enviaram mensagens em homenagem à desembargadora.
Ainda discursaram na sessão a desembargadora aposentada Hilda Teixeira da Costa; o presidente da Anamagis, juiz Magid Nauef Lauar; o escrivão da 8ª Câmara Criminal, Mateus Oliveira Pessoa; a escrevente da 8ª Câmara Criminal, Flávia Monteiro Vasconcelos; e o assessor Fábio Rocha.
Pai e mãe
A desembargadora agradeceu as homenagens recebidas e exaltou a convivência com todos que cruzaram seu caminho. Falou, de forma especial, da admiração pelos familiares. “Procurei sempre na vida pública, desenvolver os ensinamentos de honradez e equilíbrio que recebi de meu pai, cuja sombra há de estar sempre em minha memória. Coração de pai e amigo, igual ou maior que o dele, só de minha mãe, que imprimiu e moldou em meu espírito, com seu exemplo, gestos carinhosos e o amor ao próximo. Em todos os momentos decisivos da minha jornada, a memória deles me acode”, afirmou.
Mesa de honra
Compuseram a mesa de honra da sessão o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes; a presidente da 8ª Câmara Criminal, desembargadora Márcia Milanez; a ministra do STJ, Fátima Nancy Andrighi; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o superintendente adjunto administrativa e presidente eleito do TJMG, desembargador José Arthur Filho; o procurador geral de Justiça adjunto, Márcio Gomes de Souza, representando o procurador geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o corregedor do TCE/MG, conselheiro Durval Ângelo, representando o presidente do TCE, conselheiro Mauri Torres; a chefe de gabinete da Defensoria Pública de Minas Gerais, Caroline Loureira Teixeira, representando a defensora pública geral, Raquel da Costa Dias; o secretário adjunto da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho; o ex-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto; e o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Luiz Carlos Rezende e Santos.
Veja o álbum com mais imagens da sessão especial.