Prefeitura de Ipatinga continua com ações preventivas e educativas para minimizar os impactos das chuvas
A Defesa Civil Nacional e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiram alerta de chuvas intensas nas próximas 72 horas na região do Vale do Aço.
Segundo informações, as fortes chuvas são um reflexo das mudanças climáticas que afetam o mundo inteiro. Em Minas Gerais, várias cidades têm sofrido com os impactos das chuvas intensas desde dezembro. A previsão para Vale do Aço coloca em alerta a Defesa Civil regional que busca intensificar as ações e cuidados para garantir a segurança da população.
Em Ipatinga, a Prefeitura está com as equipes das Secretarias de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), Obras Públicas (Semop) e Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) em atendimento diário principalmente nas áreas de risco, monitorando também as áreas ribeirinhas e partes altas da cidade e realizando a limpeza das vias e desobstrução dos bueiros, além de orientar a população sobre procedimentos que devem ser seguidos em caso de alagamento, rachaduras nos pisos e paredes, aumento do nível dos rios e córregos etc.
Chuvas da última segunda
Na madrugada do dia 02, Ipatinga registrou em pouco mais de uma hora, um volume de chuva de 100mm. De acordo com a Defesa Civil, a chuva desta segunda foi intensa e alguns bairros sofreram com alagamento das vias, devido ao grande nível de água das enxurradas que somada aos entulhos dificultou o escoamento. “Infelizmente tivemos impactos com a chuva, mas ainda assim, podemos perceber ao longo desse período chuvoso que o trabalho preventivo que estamos fazendo durante todo o ano já surtiu efeito, e muitos locais que historicamente sofrem com alagamentos têm sido poupados”, destacou Júlio César Teodoro, diretor do Departamento de Segurança e Defesa Civil.
Ainda segundo a Defesa Civil, não houve registro de ocorrências com vítimas e nenhuma família está desabrigada ou desalojada em Ipatinga. Para minimizar os transtornos causados pela chuva, todo um trabalho tem sido feito, com limpeza e desobstrução das vias afetadas por lama e resíduos deixados pela enxurrada; vistorias em áreas de risco; e atendimento das famílias que tiveram as moradias afetadas pelas chuvas, com doação de colchões e outros materiais apontados pela Assistência Social do município.
“Nosso dever é cuidar da segurança da população e promover ações para reduzir os impactos em caso de chuvas intensas e persistentes”, destaca o diretor.
Orientações
A Defesa Civil pede que a população fique atenta para indícios de ameaça de deslizamentos, como trincas e fissuras nas moradias e também ao movimento do solo nos terrenos. Além disso, o órgão pede que as pessoas evitem transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios. Quem estiver em local seguro, deve permanecer até o fim da chuva intensa. Em caso de emergência, disque 199 ou 3829-8414. A central de atendimento da Defesa Civil funciona 24 horas por dia.