A Prefeitura de Coronel Fabriciano mantém equipes nas ruas para atender as famílias, limpar ruas e realizar vistorias nas áreas afetadas pelas fortes chuvas. Até o momento, só foram registrados danos materiais: 84 famílias foram desalojadas e outras duas, estão desabrigadas (tiveram de deixar suas casas provisoriamente).
O município mantém o alerta, com equipes de plantão. A meteorologia prevê precipitação de 25 mm (milímetros) no município.
Conforme a Defesa Civil, entre a noite de terça, 29, e madrugada de quarta, 30/11, a cabeceira do Ribeirão Caladão foi atingida por uma “tromba d’ água”, ocasionando o seu transbordamento e alagamento em vários trechos ao longo do seu curso. Em poucas horas, choveu 42,2 milímetros. No município, a precipitação acumulada nos últimos cincos dias já ultrapassa 270 milímetros.
Os bairros mais afetados foram Frederico Ozanan, Judith Bhering, Manoel Maia, Caladão e arredores, com registros de alagamentos e escoamento de lama.
As equipes das Secretaria de Governança de Obras e Serviços já realizaram a limpeza e desobstrução de vários pontos. Já a Defesa Civil mantém os monitoramentos e vistorias e a Assistência Social trabalha na assistência das famílias afetadas. Hoje (quarta-feira), a E.M. Argeu Brandão funcionou como ponto de apoio, com o fornecimento de refeição e água potável para a comunidade atingida.
O nível do Ribeirão Caladão e vazão das águas encontram-se elevados neste momento, mas a tendência é de redução. O município conta com Plano de Contingência da Prefeitura, cujo objetivo é integrar as ações e serviços públicos em resposta aos danos causados pelas chuvas. Ao longo de todo o ano, a Prefeitura realizou ações preventivas, incluindo a limpeza do Ribeirão Caladão ao longo de todo o seu curso – o que foi fundamental para evitar maiores prejuízos.
Serviço:
Em caso de ocorrências envolvendo alagamentos ou deslizamentos, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil, pelo 3406-7352.