CSFX tem 60 alunos finalistas na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Equipe Libertas Quæ Sera Tamen- André Giacomini, Samuel Silva e Pedro Dornelas
PUBLICIDADE

O Colégio São Francisco Xavier tem mais um motivo para se orgulhar: a Instituição de ensino recebeu com entusiasmo a notícia de que 60 de alunos se classificaram para a final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada no Campus da Universidade Estadual de Campinas, em Campinas/SP, no dia 24 de agosto.

Esta é a décima quinta edição que o Colégio participa, tendo apresentado uma evolução de finalistas nos últimos três anos, saindo de 8 equipes em 2022, para 16 em 2023 e chegando em 20 neste ano, como conta o professor de história do CSFX, Aloysius Gentil Gonçalves. “Participamos da ONHB desde a sua segunda edição e observamos que, a cada ano, os alunos melhoram suas capacidades cognitivas, argumentativas e a percepção do processo histórico. Eles se tornam mais preparados para compreender a história com um senso crítico aguçado e uma melhor compreensão da realidade”, destaca Aloysius.

- PUBLICIDADE -
AAPI
FECOMÉRCIO
Giganet

Com a participação na Olimpíada é notado um maior empenho e envolvimento dos alunos nas atividades, com uma atuação como multiplicadores dentro do próprio Colégio, como conta o professor de História do CSFX, Breno Martins Zeferino. “Além do trabalho em equipe, a Olimpíada gera um senso de independência e autonomia. Os próprios discentes lideram a Olimpíada, caminhando para final, se desenvolvendo e construindo o conhecimento dentro da equipe. Um grupo de alunos experientes que participam das olimpíadas, ano após ano, transfere o conhecimento para os colegas e gera uma espiral positiva de resultados em razão da Olimpíada”, explica Breno.

As provas da Olimpíada começaram no mês de maio e, para disputarem a final, os alunos passaram por seis fases eliminatórias, superando-as com honras e chegando no momento mais importante da competição, na qual o CSFX tem 19 equipes representando a Instituição. “Ir para a final da ONHB é um resultado muito gratificante, já que isso é fruto de muito esforço e cooperação entre alunos, professores e colaboradores da escola. As estratégias adotadas pelos professores Breno e Aloysius foram determinantes para garantir mais um ótimo resultado. Além disso, houve um empenho muito grande dos alunos participantes, pois vários grupos de estudo, pesquisa e compartilhamento de ideias foram criados para potencializar nosso resultado. Sou muito grato também à minha equipe, Gabriela e Daniel, que não pouparam esforços durante todo o processo, muitas vezes abrindo mão de compromissos pessoais para que nossas tarefas fossem realizadas com muito cuidado. Em geral, o CSFX nos garantiu uma oportunidade única, provendo todos os recursos para que nosso desempenho na Olimpíada fosse melhorado. Agora, a ansiedade e a expectativa tomam conta de nós, para que tenhamos uma experiência incrível em Campinas e consigamos trazer várias medalhas em nome da escola”, relata Thulio Siqueira, aluno do 3º ano do ensino médio.

 Equipe Made In Minas -Thulio Siqueira, Gabriela Silva e Daniel Umbelino

As Olimpíadas em geral são importantes porque adicionam um desafio extra para os alunos além da sala de aula. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já organiza e regulamenta o conhecimento necessário, mas as Olimpíadas levam o aluno além desse básico.

Os alunos se sentem motivados a irem além do que é obrigatório na sala de aula. Esse desafio é estimulante e positivo para eles, conforme destaca o aluno do 2º ano do ensino médio, Samuel Lima, que foi medalhista em 2023 e está na final da ONHB deste ano. “É uma experiência única que ficará para sempre marcada em minha vida. Todas as fases envolvem ampla dedicação das equipes e extensa troca de conhecimentos. Tenho orgulho em dizer que, no Colégio São Francisco Xavier, a Olimpíada em questão é sinônimo de trabalho em equipe e aprendizado. A sensação de construir a pontuação durante seis semanas para, ao fim, receber a felicitação da classificação para a final é magnífica”, destaca Samuel.


Professores responsáveis – Aloysius Gonçalves, Carlos Alberto, Marcia Borges e Breno Zeferino.

Entenda a Olimpíada Nacional de História do Brasil

A ONHB é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. Ela desafia os alunos a entenderem a história do Brasil através de documentos históricos. Eles aprendem a analisar a origem e a importância dos documentos, tirando conclusões como verdadeiros historiadores.

Para participar da Olimpíada, os alunos devem pertencer à mesma escola. As equipes devem ser compostas por três alunos matriculados no oitavo e nono ano ou no ensino médio, podendo eles serem de salas, séries/anos diferentes.

Sobre a Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX)

Responsável por gerir as unidades que promovem o ensino, a Fundação Educacional é composta pelo Colégio São Francisco Xavier (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) e o CSFX Técnico.

Referência em educação na região é reconhecido por ser o primeiro colégio do país a alcançar a certificação ISO 9001 para seu Sistema de Gestão da Qualidade de Educação de níveis Fundamental e Médio.

Em 2023, os alunos do CSFX participaram das Olimpíadas do Conhecimento que envolveram competições nacionais e internacionais. Com provas teóricas e práticas de temáticas ligadas às disciplinas da Educação Básica, os alunos do CSFX conquistaram mais de 512 premiações em competições nacionais. Ainda em 2023, o CSFX firmou parceria com o Sistema de Ensino Bernoulli, a fim de agregar valor ao processo de ensino-aprendizagem e garantir conhecimento de qualidade, aprendizagem significativa e interação tecnológica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui