Documentário é lançado na comunidade rural de Coronel Fabriciano
Fotos Jimmi Torres
FABRICIANO No dia 29 de setembro, às 18h30, a comunidade do Cocais presenciou o lançamento do documentário “Cocais dos Arrudas das Tradições”, uma produção dirigida pelo cineasta Jimmi Torres. O evento contou com a participação massiva da população local, que prestigiou a exibição do curta-metragem, resultado de uma extensa pesquisa sobre as tradições culturais da região.
O filme destaca importantes manifestações culturais de Cocais, como os marujeiros, a dança da fita e o boi balaio, tradições que são mantidas vivas por gerações e que continuam atraindo grande atenção para a localidade. A produção foi construída a partir de entrevistas e da narrativa oral dos próprios guardiões dessas tradições, dando voz às pessoas envolvidas nesse rico patrimônio cultural.
Produzido com o patrocínio da Lei Paulo Gustavo, o documentário é uma realização de Jimmi Torres, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, da Prefeitura de Coronel Fabriciano e do Ministério da Cultura. A obra também foi lançada simultaneamente na plataforma YouTube, ampliando o alcance do projeto para além das fronteiras da comunidade local.
Além de Jimmi Torres, que acumula as funções de diretor, cinegrafista, pesquisador e entrevistador, a ficha técnica inclui Alexander Pereira como coprodutor e Goretti Nunes, responsável pelo roteiro e assessoria de comunicação.
“O lançamento do documentário representa mais um marco na valorização da cultura local, resgatando e eternizando tradições que são fundamentais para a identidade do Cocais”, obsserva Jimmi Torres. A exibição online já está disponível para o público e pode ser acessada por meio do YouTube, “permitindo que ainda mais pessoas conheçam a riqueza cultural dessa região”, conclui o diretor.
SERVIÇO
Cocais dos Arrudas, das tradições está disponível no YouTube, no canal de Jimmi Torres. https://youtu.be/IE78Nqir6oE?si=hJBDUKvEzWuAmD3R