Câncer de Intestino é tema de palestra do Projeto Viva Bem

PUBLICIDADE
Nos últimos meses, o Câncer de Intestino ganhou destaque na medicina, principalmente em decorrência do crescimento dos casos. Fortemente associado ao estilo de vida e histórico familiar, ele é tratável e, na maioria das vezes, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não comprometeu outros órgãos. Pautado nesta temática e na importância de hábitos saudáveis, o projeto Viva Bem, da Unimed Vale do Aço, organizou uma palestra sobre o assunto em conjunto com o Centro de convivência para idosos Vivaidade, em Coronel Fabriciano.
A palestra foi conduzida pelo médico cooperado e oncologista, Dr. Thayles Moraes. Além de abordar a importância da prevenção, associada a uma alimentação saudável e exercícios, o especialista ainda falou sobre a doença.
“Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são a idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável, o consumo de carnes processadas e a ingestão excessiva de carne vermelha também aumentam o risco para este tipo de câncer. Outros fatores relacionados à maior chance de desenvolvimento da doença são história familiar de câncer de intestino, história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama, além de tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas”, explicou.
De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2022 foram registrados 45.630 novos casos da doença, sendo 21.970 homens e 23.660 mulheres. Já o número de mortes registradas em decorrência do Câncer de Intestino foram 20.245, sendo 9.889 homens e 10.356 mulheres (2020 – Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM).
“Manter o peso dentro dos limites da normalidade, praticar atividade física, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino. A presença sangue nas fezes é um dos principais sinais que sinaliza para um possível diagnóstico de tumor de intestino, mas a procura do médico especialista, em caso de qualquer suspeita, é fundamental”, acrescentou o médico oncologista.
Sobre o projeto
O Projeto Viva bem é uma iniciativa da Unimed, realizada desde 2006. Ele tem como objetivo ofertar aos idosos participantes informações sobre prevenção e cuidados, trazendo temas relacionados aos aspectos físicos e emocionais do público da terceira idade. Além de proporcionar momentos de integração e socialização, as palestras ensinam ao público hábitos de vida saudáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui