Bugre e Piedade de Caratinga se associam ao CTMAM

Serra dos Bandeirantes Bugre
PUBLICIDADE

Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas passa a ter 18 municípios conveniados, trabalhando juntos pela Política de Regionalização do Turismo de Minas Gerais 

- PUBLICIDADE -
FSFX
Sesi – Senai
AAPI
Giganet
SINDJORI
Usiminas

A atuação do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM) segue cada vez mais fortalecida com a chegada de mais municípios para sua composição. Bugre e Piedade de Caratinga são os novos associados à Instância de Governança Regional (IGR), que agora passa a ser formada por 18 municípios conveniados. Os municípios de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Conceição de Ipanema, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Marliéria, Mesquita, Santana do Paraíso, Rio Piracicaba, Timóteo e Ubaporanga já fazem parte do CTMAM.

Eu amo Piedade de Caratinga

Com mais de 20 anos de fundação, o Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas visa organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística de forma sustentável e descentralizada, com a participação da sociedade civil. É oficialmente integrado à Política Estadual de Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais, sob a tutela da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG). 

Para o presidente do CTMAM, Hélio Anício, a chegada de novos municípios sinaliza que mais chefes do Executivo têm se engajado no desenvolvimento do turismo regional. “O interesse dos prefeitos em buscar o desenvolvimento econômico do município por meio do turismo é um grande avanço. O CTMAM trabalha para fazer essa conscientização e, a partir do momento que os municípios passam a integrar o Programa de Regionalização, já começam a receber os benefícios, o que também contribui para o reconhecimento do CTMAM como importante IGR no estado ”, reforça o presidente.

Igreja Nossa Senhora da Piedade

Como associado ao CTMAM, o município também é reconhecido pela Política Estadual de Regionalização, possibilitando a obtenção de recursos que estimulem a expansão do setor, garantindo importantes avanços. Um desses recursos é o ICMS Turismo, regido pela Lei 18.030/2009. O município também precisa elaborar e implementar uma política municipal de turismo, possuir o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), constituídos e em regular funcionamento. Outro importante benefício é a possibilidade de fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro. 

Serra dos Bandeirantes Bugre

Bugre

De belezas naturais exuberantes, o município de Bugre atrai visitantes para a prática de esportes e conhecer suas cachoeiras, serras, pedreiras, dentre outros locais e paisagens impressionantes. A Serra dos Bandeirantes, o Pórtico de entrada da cidade, a Pedra Negra, a Cachoeira dos Beijos, o Conjunto de Pedreiras Rio Branco/ Boachá e o Mirante São Lourenço são os principais atrativos de Bugre.

A necessidade de promover os atrativos turísticos foi o que motivou a prefeitura de Bugre a se associar ao CTMAM, segundo o gerente de convênios Ordilei Rodrigues Silva. “Com a experiência do CTMAM, esperamos inserir Bugre no Mapa do Turismo Brasileiro, adquirir conhecimento necessário para desenvolver economicamente nossas atividades turísticas, de forma sustentável, regionalizada, envolvendo todos os nossos empreendedores nesse contexto”, detalha Ordilei.

Igreja Nossa Senhora da Piedade_Piedade de Caratinga

Piedade de Caratinga

Terra do Jubileu de Nossa Senhora da Piedade, o município de Piedade de Caratinga guarda verdadeiros tesouros. A cidade tem clima típico de montanha, possui fazendas de rara beleza, que serão constituídas como hospedagem rural. Um projeto para criar a Serra das Flores também está em andamento, sendo que já até existem grandes produtores de Cafeicultura e Hortifrutigranjeiros.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo da Prefeitura de Piedade de Caratinga, Maria de Lourdes Valentim, o município vem buscando iniciativas que visam o desenvolvimento do turismo e cultura local. “Nosso propósito é aprimorar a interlocução, as experiências do setor turístico e cultural e sanar gargalos apresentados. Pretendemos elevar o ICMS para contribuir com o desenvolvimento de Piedade de Caratinga”, conclui a secretária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui