Artesã de Ipatinga, dá grande passo na ourivesaria em  residência com o joalheiro Abner Salustiano do Rio de Janeiro 

Foto: Jô Lopes
PUBLICIDADE

Entre os dias 21 e 26 de outubro, a artesã Jaqueline Carla, fundadora da empresa Mania  de Filtros e Biojóias, participou de uma residência artística conduzida pelo professor  Abner Salustiano de Oliveira, com foco na introdução à ourivesaria. O projeto foi um  marco importante para Jaqueline, representando o primeiro passo em sua jornada nesse  campo, ao explorar novos conhecimentos e técnicas do setor joalheiro. 

Abner Salustiano de Oliveira é um joalheiro, escultor e educador, com uma trajetória  que remonta a 1986, quando foi reconhecido pela revista Veja como uma revelação da  joalheria autoral. Mestre na arte da joalheria, Abner se especializou em processos como  cravação, fundição e modelagem e, ao longo de sua carreira, treinou profissionais em  grandes empresas, incluindo a H. Stern. Sua vasta experiência em técnicas autorais e  industriais o levou a se destacar como diretor de Joalheria Artesanal na Associação dos  Joalheiros do Rio de Janeiro (AJORIO) e a realizar exposições em feiras de joias em  todo o Brasil. 

- PUBLICIDADE -
Usiminas
Giganet
AAPI
Sesi – Senai
EXPO USIPA

Durante a residência, Jaqueline foi capacitada no uso de ferramentas e técnicas como  solda, fundição, serragem e acabamento, combinando essas novas habilidades com seu  expertise em biojoias. Para Jaqueline, essa residência foi um momento de  transformação: “Meu trabalho só tem a ganhar ao mesclar a biojoia com pedras e  outros elementos naturais. Isso abre novas possibilidades de criação, fortalecendo  minha expressão artística e conectando ainda mais meu trabalho com a natureza”,  declarou. 

Ela também ressaltou o significado histórico e cultural de aprender a ourivesaria com  um professor negro, como Abner, que compartilha de suas raízes. “Aprender a  ourivesaria com um homem negro tem um significado profundo, especialmente no  contexto de resgatar e valorizar saberes ancestrais. Nosso processo criativo, que  dialoga com a história e o legado da colonização, é uma forma de resistência e de  reafirmação cultural”, afirmou Jaqueline. 

A residência marca um avanço significativo na trajetória de Jaqueline Carla, que agora  une seu saber ancestral e o uso de materiais naturais às técnicas do setor joalheiro,  ampliando suas possibilidades de criação e inovação no design de joias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui