17ª edição do evento fechou com chave de ouro o período das festas julinas
A realização da 17ª edição do Arraiá D’Ajuda teve balanço positivo após a retomada de atividades no bosque da Fundação Aperam Acesita. Depois de dois anos sem receber eventos, devido à pandemia, a festança foi animada reafirmando o propósito do arraiá que é aliar diversão e solidariedade.
A festa reuniu mais de 1.600 pessoas e teve como atrações as tradicionais comidas típicas, quadrilha, pescaria, sorteios, além dos shows com Hyuri Luna e banda e da dupla Thalita & Thiago. O evento contou com a parceria das organizações: Coisas de Mãe, Conselho da Mulher Empreendedora – ACE/CDL de Timóteo, Fraternidade Feminina, Rotary Club Acesita e Lojas Maçônicas Acácia de Acesita e Timóteo.
O viés solidário do evento se manteve destinando todo o lucro a organizações sociais de Timóteo para a manutenção dos trabalhos prestados à comunidade. Como o fortalecimento ao empreendedorismo feminino via o projeto Coisas de Mãe,
que por meio da arrecadação realizada no evento, irá fortalecer o grupo e destinar parte a assistência a moradores em situação de rua; Lojas Maçônicas Acácia de Acesita e Timóteo e Fraternidade Feminina irão apoiar o Projeto Costurinha que atendem mães em situação de vulnerabilidade por meio de doação de enxoval para bebês; ao projeto Quinta Solidária, que além da promoção de eventos solidários, irá atender famílias em situação de vulnerabilidade por meio de doação de cestas básicas e doação de fraudas geriátricas para idosos; o Rotary Club Acesita destinou o valor a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Timóteo, que trabalha na assistência gratuita e na luta pelos direitos da pessoa com deficiência; o Conselho da Mulher Empreendedora – ACE/CDL de Timóteo destinaram o valor das vendas do evento ao Conselho Comunitário de Segurança Pública – Consep de Timóteo, fortalecendo ações de segurança pública na cidade.
“A realização do Arraiá D’Ajuda reafirma o propósito da criação desse evento, há 17 anos. Como o próprio nome diz, a necessidade de ajudar ao próximo é o que nos move, ao realizar essa festa que alia a diversão a uma causa maior, fortalecer as instituições sociais de Timóteo”, comenta o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.
A iniciativa também faz parte do Programa de Voluntariado Aperam que busca proporcionar aos Colaboradores da Aperam South America e a comunidade em geral, oportunidades de envolvimento em atividades voluntárias em iniciativas sociais. Cerca de 90 voluntários, entre colaboradores da Aperam e comunidade, que empenharam seu tempo na confecção de bandeirolas, decoração, venda de ingressos, apoio na infraestrutura, funcionamento das barracas, entre outras atividades que resultaram na 17ª edição do Arraiá D’Ajuda.
Parceiro de diversos projetos e iniciativas da Fundação Aperam Acesita, o Rotary Club Acesita esteve presente no evento apoiando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- Apae, de Timóteo. “Há 38 anos o Rotary nasceu aqui em Timóteo e, desde então, mantemos parcerias com a empresa Aperam. Esse evento reforça a importância de ajudar ao próximo, além de retomar o calor humano, de estarmos juntos para festejar, o que nos faz muito bem”, conclui o sócio-fundador do Rotary Club Acesita, Sebastião Machado.
Pela primeira vez, o Arraiá D’Ajuda contou com a parceria na realização do Hibridus Dança via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Aperam. Segundo Wenderson Godoi, o trabalho com a Fundação Aperam foi firmado em 2020, em um cenário pandêmico, se mantendo agora por meio de eventos presenciais. “Estamos caminhando para o terceiro ano no desenvolvimento de trabalhos em conjunto com a Fundação. Para nós, foi gratificante trabalhar nessa festa linda, que colabora com entidades em Timóteo”, observa o artista e um dos coordenadores do Espaço Hibridus Ponto de Cultura.