Alunos vivenciam o Dia da Árvore plantando mudas de espécies nativas

PUBLICIDADE

A Fundação Aperam Acesita, por meio do Centro de Educação Ambiental – Oikós, realiza, em celebração ao Dia da Árvore, data comemorada no último dia 21 de setembro, uma ação de plantio de árvores de espécies nativas com alunos de sete escolas públicas de Timóteo. Com o plantio de mudas, a iniciativa mobilizou alunos do 4º ao 9º do ensino fundamental.

“As atividades do Dia da Árvore, principalmente com os alunos, visam voltar o olhar delas para o meio ambiente e os cuidados com a natureza. A principal finalidade é fomentar a educação ambiental nas escolas, realizando a ação e gerando diálogo e reflexão junto à comunidade escolar”, comenta a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome.

- PUBLICIDADE -
FECOMÉRCIO
Giganet
AAPI

A vice-diretora, da E.M. Profª Maria Aparecida Martins Prado,  Neide Rodrigues Azevedo, celebrou a ação que culminou no engajamento dos alunos e sensibilização com as causas do meio ambiente. “O trabalho desenvolvido nas escolas,  juntamente com a Fundação Aperam, proporcionam momentos únicos. A experiência de plantar uma árvore na escola,  leva-os a refletirem sobre a necessidade da preservação do nosso meio ambiente  e a conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras”, pontuou.

Para a aluna Lara Martins, do 9º ano da Escola Municipal de Timóteo,  “Essa ação foi muito importante pra mim, pois além de aprender mais sobre o meio ambiente, pude literalmente plantar uma semente na minha escola, uma ação que irá se perpetuar por anos”, celebra a estudante.

As mudas disponibilizadas vêm do viveiro do Oikós. O local onde as mudas são produzidas no Centro de Educação Ambiental da Aperam, são dispostas de forma regular, abrigadas em ambiente favorável, observados os critérios técnicos de instalação, visando obter material de qualidade para ser plantado em local definitivo. Essa atividade  é mantida durante todo o ano no Oikós.

Oikós

A responsabilidade ambiental é um dos pilares da Aperam South America. Além das atividades dentro da planta industrial, a empresa mantém, desde 1993, o Centro de Educação Ambiental – Oikós. É uma área de 989 hectares de remanescentes de Mata Atlântica, que abriga inúmeras nascentes e espécies de fauna e flora. Ali, são desenvolvidas diversas atividades para empregados e para a comunidade de Timóteo e do Vale do Aço, atendendo a diferentes públicos com projetos pedagógicos coparticipativos.

Dentre os objetivos do Oikós destacam-se o de incentivar uma conduta cidadã, sustentável e integrada ao meio ambiente, bem como contribuir com a proteção e conservação da Mata Atlântica, incluindo comportamentos e práticas sustentáveis, como forma de manter a biodiversidade local e melhorar a qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui