Estudantes da rede municipal de ensino de Ipatinga foram premiados na 23ª. Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em decorrência do atual cenário mundial da saúde e obedecendo todos os protocolos sanitários, as competições foram realizadas de forma virtual.
A competição tem o objetivo principal de difundir o conhecimento astronômico junto à sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.
Ao todo, 52 medalhas foram recebidas pelos alunos das escolas Zélia Duarte Passos, Paulo Freire, Padre Cícero de Castro, João Amparo Damasceno e Maria Rodrigues Barnabé.
A OBA ocorre simultaneamente nas escolas inscritas, em uma única fase, com a aplicação de uma prova dividida em quatro níveis. O teste envolve estudantes desde os anos iniciais até o último ano do Ensino Médio.
Os participantes recebem um certificado e os melhores classificados ganham medalhas de bronze, de prata e de ouro.
O secretário de Educação de Ipatinga, Sérgio Mendes, parabeniza todos os estudantes, professores e gestores que direta ou indiretamente contribuíram para os expressivos resultados obtidos na competição. “Esperamos que essas conquistas sirvam de inspiração para continuarmos os projetos que visam a participação dos nossos alunos nas diversas olimpíadas de conhecimento. Enxergamos essas oportunidades como porta de acesso a muitas possibilidades para que os alunos possam trilhar os melhores caminhos na vida escolar”, avalia o secretário.
A cerimônia de entrega das medalhas e do certificado vai acontecer, em data a ser agendada, no Parque da Ciência do município, local onde os alunos da rede pública galgam degraus importantes no aprendizado científico, notadamente na área da astronomia.