Abrigos municipais são estruturados para aliviar a dor e o desamparo das vítimas da chuva em Ipatinga

PUBLICIDADE

Ipatingão e escolas municipais ainda estão recebendo desalojados. 

A Prefeitura de Ipatinga, por meio das Defesas Civis municipal e estadual e as diversas secretarias municipais, está empenhando todos os esforços possíveis para dar dignidade e atenção aos desalojados ou desabrigados pelas chuvas que se prolongam na cidade e ainda geram muitas tensões e preocupações.

- PUBLICIDADE -
Giganet
FSFX
AAPI
Usiminas

No estádio Ipatingão, já são 47 abrigados e 20 na Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, recebendo quatro alimentações diárias, colchão e cobertor para dormirem e o suporte de um grande número de servidores escalados para atenderem as mais diversas necessidades.

Um casal com uma gestante e um casal de idosos também receberam apoio da prefeitura. 

Outros atingidos se abrigaram com parentes e estão sendo cadastrados para que também possam ser beneficiados com o aluguel social, auxílio emergencial de um salário mínimo e os materiais que precisarem. O decreto por meio do qual o Executivo autoriza o município a fazer a doação em dinheiro para os atingidos foi pautado para publicação no Diário Oficial desta segunda-feira (13).

No Ipatingão, as pessoas alojadas estão sendo servidas com café da manhã, almoço, um lanche à tarde e, também, jantar. Quem chega fora de hora também recebe alimentação. Mães com filhos pequenos ganham leite para dar às crianças, sendo todos identificados com pulseirinhas. 

Atendimento de saúde 

A prefeitura instalou no local todo um aparato de saúde, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atender quem precisar. Um motociclista do programa “Remédio em Casa” foi destacado para buscar e levar medicamentos a quem necessitar. 

A prefeitura também disponibilizou uma equipe de psicólogos para atender os atingidos.

A Secretaria Municipal de Saúde está vacinando os abrigados, assim como todos que porventura tiveram contato com água ou lama das enchentes. 

Em dois contêineres instalados no local vai funcionar uma unidade de saúde sentinela com equipe médica completa para atendimentos de rotina.

Mantimentos

Na tarde desta segunda-feira, dois caminhões da Defesa Civil Estadual descarregaram no Ipatingão colchões, materiais de limpeza e higiene pessoal e cestas de alimentos para serem distribuídos. No local também são recebidas doações da comunidade, e os organizadores alertam que vestimentas não são mais necessárias, já tendo excedido o volume pretendido.

O perigo ainda não passou

Ipatinga continua experimentando altíssimos níveis de precipitação pluviométrica e é preciso todo cuidado em áreas sujeitas a inundações, encostas instáveis e desmoronamentos. “Em caso de riscos ou de famílias já impactadas, a recomendação é que se busque amparo em pontos de apoio, porque preservar a vida é prioridade”, acentua a administração municipal. 

Nas últimas 12 horas os pluviômetros registraram chuvas de 81,2 mm na região do Bethânia, 74,4 mm na região do Bom Retiro e 58,6 mm na região do Bom Jardim.

O serviço social da Prefeitura realiza trabalhos de recepção e triagem e mantém estruturas de atendimento e cadastro nos seguintes locais:

– Escola Municipal Artur Bernardes (rua Jordão, 66 – Canaã) 

– Escola Municipal Chirlene Cristina (rua Monza, 25 – Bethânia)

– Escola Estadual Elza Moreira Lage (rua Sálvia, 170 – Chácaras Madalena)  

–  Evaldo Fontes (rua Salmão, 486 – Chácaras Oliveira).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui