Projeto Cultural Novo Olhar chega ao Outeiros de Minas, na área rural de Ipatinga   

PUBLICIDADE

Evento neste sábado prevê visita guiada e vivências em uma das atrações turísticas do Ipatinga Rural

 

- PUBLICIDADE -
AAPI
Giganet

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, a Prefeitura de Ipatinga, em parceria com o Outeiros de Minas, preparou uma série de atividades no mês de março. Uma delas é o passeio turístico que será realizado neste sábado (15) em uma das atrações turísticas do município, localizado no Sítio do Vovô Teixeira, na área rural conhecida como Tribuna. 

Um grupo de servidoras públicas vai participar da Vivência Rural Outeiros de Minas. A visita conta com apoio da Prefeitura de Ipatinga, por meio das Secretarias Municipais de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo (Semdetur), Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e a Secretaria de Administração (SMA). Também faz parte da 3ª edição do Projeto Cultural Novo Olhar, iniciativa voltada para a divulgação e valorização dos espaços culturais, ecológicos e turísticos do município.

Para o Outeiros de Minas, a atividade faz parte da contrapartida do prêmio recebido pelos empreendedores, através do Projeto Cultural “Outeiros de Minas – Preservação dos Saberes Tradicionais”, no edital desenvolvido pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo do governo de Minas.

Jornada 

A programação integra a agenda local da jornada de itinerários e rotas do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Além de vivenciar uma experiência inédita, o visitante poderá, por exemplo, acompanhar a fabricação artesanal de rapadura e açúcar mascavo em um engenho construído na década de 1930, um patrimônio arquitetônico do município.

 

O objetivo do Projeto Novo Olhar é focar na sensibilização ambiental e do patrimônio através do turismo, com o objetivo de promover a valorização do patrimônio cultural e ambiental por meio do potencial turístico do município, conforme explica o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga, Carlão Oliveira.

 

O passeio terá início às 8h com a concentração em frente ao prédio da Prefeitura de Ipatinga, no bairro Cidade Nobre. Dali, todos partem para a visita guiada ao Outeiros de Minas, onde será possível vivenciar a produção da rapadura, processo este inventariado como bem imaterial do município, e uma roda de conversas com o patriarca e a matriarca da família, ambos octogenários, que com suas lembranças e histórias remeterão os visitantes a uma Ipatinga nos seus primórdios, com registros muito além do aço.

 

A previsão da chegada à área urbana de Ipatinga é às 16h. 

As vagas do Projeto Cultural Novo Olhar são limitadas e foram preenchidas antecipadamente por meio de inscrições na Prefeitura de Ipatinga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui