Mineradora é responsável por 22% da produção nacional
Empresários do setor metalmecânico do Vale do Aço visitaram no dia 29/01 a Kinross Gold Corporation, mineradora situada no município de Paracatu, Minas Gerais.
A iniciativa do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Vale do Aço – Sindimiva, do SEBRAE Minas e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), objetivou apresentar práticas e tecnologias do setor de mineração, além de promover a troca de experiências e o fortalecimento de relações comerciais.
“Foi uma experiência incrível conhecer uma das maiores mineradoras de ouro do mundo. Tivemos a oportunidade de conhecer a planta, seus processos, da extração até o produto final. Fiquei bem impressionado e motivado para realizar parceria, poder atender e ter uma relação de cliente e fornecedor com essa mineradora gigante e com imenso potencial”, relatou Ícaro Ferreira, Representante Comercial da Indústria Mecânica Líder.
A Kinross atua nas atividades de pesquisa e desenvolvimento mineral, mineração, beneficiamento e comercialização de ouro. É uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, responsável por 22% da produção nacional. As instalações da Kinross, em Paracatu, compreendem uma mina a céu aberto, uma usina de beneficiamento e áreas para armazenamento de rejeitos, além da infraestrutura superficial. O processo contempla várias etapas para separar o ouro do restante do material sem valor comercial.
A visita foi excepcional, conseguimos bons contatos na Kinross tanto nas áreas de aquisições, quanto na área técnica e também com as empresas associadas ao Sindimiva que participaram da visita. Acredito que vamos evoluir bem para futuros negócios”, pontuou Gabriel Lacerda Silva, Business Intelligence da MSI Engenharia e Tecnologia.
Renato Gomes de Aquino, vice-presidente do Sindimiva ressaltou que a promoção de visitas técnicas tem gerado bons negócios para as empresas da região. “Iniciamos este ano com a Kinross, parceira do sindicato e da ExpoMetal. Nessa visita foi apresentado, na prática, como é uma mineradora, o seu processo produtivo e a cadeia de produção. Uma empresa sustentável e destaque no mercado, concluiu Renato.
A próxima visita promovida pelo Sindimiva será do dia 11 ao dia 13/02, nas cidades de Pompéu e Caetanópolis/MG para conhecer as empresas Agropéu e Cerâmica Brasileira.