Diretoria da AAPI participa de solenidade em homenagem ao Dia do Aposentado em Aparecida-SP

Diretores da AAPI participaram do importante encontro realizado anualmente em Aparecida-SP
PUBLICIDADE

No encontro, que acontece todos os anos, é apresentado a “Carta de Aparecida” contendo as reivindicações dos aposentados

- PUBLICIDADE -
Giganet
Usiminas
AAPI
FSFX

No último fim de semana o presidente da AAPI, Joaquim Cândido Ferreira, junto a parte de sua diretoria da gestão 2022-2026, esteve presente na tradicional solenidade que marca o Dia Nacional do Aposentado, comemorado no dia 24 de janeiro, em Aparecida-SP. No evento foi lida a “Carta de Aparecida”, que apresenta reivindicações de aposentados de todo o país.

A programação consistiu em uma missa em comemoração ao Dia dos Aposentados e, posteriormente, a plenária dos aposentados.

Na ocasião, estiveram presentes representantes das principais associações do país, bem como da Federação das Entidades dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais (FAP-MG) e da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap). Em pauta, os direitos dos aposentados e as políticas públicas em defesa da qualidade de vida da pessoa idosa.

O presidente da Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), Joaquim Cândido Ferreira, destacou a importância da romaria.

“É um momento importante para reunirmos com pessoas que travam a mesma luta que nós. A luta por uma vida mais digna para os aposentados de todo o país. É a hora de termos uma conversa muito importante e apresentarmos ao país o que as pessoas que tanto entregaram ao longo da vida, os aposentados, precisam para viver bem, com saúde e felicidade”, disse o presidente da AAPI.

Carta de Aparecida

Associações de todo o país se reúnem, anualmente, para discutir e elaborar a “Carta de Aparecida”, na qual constam as principais reivindicações dos aposentados para os próximos anos.

Em 2025, o principal assunto foi “dignidade e respeito”. A carta destaca que ações efetivas precisam ser tomadas para evitar que idosos, aposentados e pensionistas precisem escolher “comprar alimentos ou comprar remédios”.

Entre as medidas, destaca-se o pedido de aprovação do Projeto de Lei nº 4434/2008, que versa sobre reajustes “dos benefícios mantidos pelo regime geral de previdência social e o índice de correção previdenciária”.

Confira a carta na íntegra:

“Dignidade e Respeito aos Aposentados, Pensionistas e Idosos

Dia Nacional do Aposentado – Aparecida 2025

Nós, Aposentados, Pensionistas e Idosos, irmanados na Casa da Mãe Aparecida, celebramos a ecologia integral e clamamos por dignidade e respeito.

Muito contribuímos e continuamos a ser essenciais para educar nossas famílias e fazer crescer o país. Entretanto, nossas aposentadorias e pensões são apenas migalhas. Milhões têm de escolher entre comprar alimentos ou remédios, por falta de dinheiro.

A prioridade de atenção existe apenas na lei, nunca na realidade. Os golpes e abusos acontecem todos os dias e permanecem impunes.

Rogamos à Mãe Aparecida e apelamos às autoridades, solicitando a atenção da imprensa para que idosos, aposentados e pensionistas tenhamos o merecido respeito e reconhecimento. Precisamos de ações efetivas como:

  • Aprovação e sanção do Projeto de Lei 4.434/2008
  • Reajustes anuais iguais para todos os benefícios
  • Cobrança das dívidas bilionárias para com o INSS, fim das isenções e sonegações.

Reforma injusta não é progresso, é retrocesso. É condenar o futuro de quem construiu o presente.

Não temos um planeta reserva. Muito menos uma vida reserva. Cuidar e preservar é o único caminho.

Salve do Dia Nacional do Aposentado. Salve Nossa Senhora Aparecida.

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, 26 de janeiro de 2025.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui