“Breaking no Parque” celebrou a cultura urbana em Ipatinga

Dançarinos (as) do Vale do Aço . Foto: Vinícius Artes
PUBLICIDADE

Na tarde do último domingo, às 15h, o Teatro de Arena do Parque Ipanema foi tomado pela energia vibrante do evento “Breaking no Parque”. Realizado pelo coletivo Cultura Urbana e promovido pelo Portal de Cultura Urbana, o encontro teve como objetivo celebrar o Breaking, recentemente reconhecido como modalidade olímpica, reafirmando-o como uma expressão artística é uma ferramenta poderosa de transformação social.

O evento, embora focado no Breaking, a primeira dança da cultura hip-hop, reuniu dançarinos de várias modalidades de dança urbana, evidenciando a diversidade dessa cultura. O público presente teve a oportunidade de assistir a apresentações de B-Boys, B-Girls e outros dançarinos de estilos como popping, locking, house, vogue e hip-hop dance, que mostraram suas habilidades, energia e paixão pela dança.

- PUBLICIDADE -
AAPI
Sesi – Senai
Usiminas
Giganet

Breaking como transformação social

Wesley Luiz Costa Ribeiro, mais conhecido como B-boy Luizin e diretor geral do evento, ressaltou a importância do Breaking e das danças urbanas para a juventude. “O Breaking é mais do que uma dança; é uma maneira de resgatar a autoestima dos jovens, fortalecendo seu senso de identidade e pertencimento”, afirmou Luizin. A dança, para ele, vai além do movimento, atuando como um canal de empoderamento e inclusão para os jovens da comunidade.

Programação inclusiva e interativa

Além das apresentações, o “Breaking no Parque” ofereceu batalhas de dança em formato convocado e oficinas para iniciantes, onde os participantes do evento compartilharam suas técnicas com o público. Durante o encontro, ocorreram rodas de conversa que abordaram temas como a história e a importância da cultura hip-hop na sociedade, ressaltando seu papel na transformação social.

Liliane de Aguiar, produtora do evento, destacou o impacto positivo da cultura urbana na vida das pessoas. “A cultura urbana tem o poder de transformar vidas, e queremos mostrar isso. Nossa intenção é promover o intercâmbio cultural e abrir espaço para que o público conheça e valorize as diferentes vertentes do hip-hop”, explicou.

Breaking 

 O Breaking, dança desenvolvida a partir da criação do Break Beat pelo Dj Kool Herc. A dança reúne diversas referências, como passos de danças sociais dos(as) negros(as) americanos, danças latinas, russas, kung-fu, entre outras.

“O Breaking transmite toda a carga das experiências de vida dos (as) jovens que vivem nos guetos. Atualmente o Breaking não é a única dança no universo do Hip Hop. Poppin, Lockin, House, Electric Boogie, Up-Rockin, Hip Hop Freestyle e outras, fazem parte atualmente do universo dessa cultura, apesar de terem suas origens separadas dos primórdios do Hip Hop”, ensina Luizin.

Luizin enfatiza que “o Breaking trabalha consciência corporal, equilíbrio, coordenação motora, postura, alongamento, memorização, musicalidade, socialização e autoconfiança”, o que traduz a sua importância.

Serviço

  • Evento: Breaking no Parque

  • Data: Domingo, 3 de novembro

  • Horário: 15h

  • Local: Teatro de Arena, Parque Ipanema, Ipatinga

Ficha Técnica

  • Realização: Coletivo Cultura Urbana

  • Promoção: Portal de Cultura Urbana

  • Direção Geral: Wesley Luiz Costa Ribeiro (B-boy Luizin)

  • Produção: Liliane de Aguiar

  • Auxiliar de Produção: Daniele de Aguiar Bragança Pinho

  • Imprensa: Assessoria de Comunicação – Bronx 73 / Wesley Luiz Costa Ribeiro

Conclusão

O “Breaking no Parque” demonstrou o valor da cultura urbana para Ipatinga, oferecendo ao público uma tarde de muita dança, aprendizado e conexão. O evento, além de entreter, cumpriu seu papel de incentivo ao desenvolvimento artístico e social, fortalecendo laços comunitários e celebrando o hip-hop como uma manifestação cultural relevante e transformadora.

Acompanhe o Breaking no Parque nas redes sociais:
 
Instagram: Breaking no Parque

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui