Ipatinga deu um importante passo para otimizar os serviços de saúde com a descentralização do Centro de Imunobiológico Especial (CRIE). Antes localizada na Gerência Regional de Saúde, em Coronel Fabriciano, essa estrutura agora opera de forma virtual, coordenada pelo Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias (CCDIP) em Ipatinga. Essa mudança atende toda a macrorregião de Coronel Fabriciano, que inclui Ipatinga e outros 34 municípios.
O CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais) existe para facilitar o acesso de pessoas que precisam de vacinas especiais, como aquelas com problemas no sistema imunológico, doenças que aumentam o risco de infecções ou que estão expostas a situações de risco. Ele atende de forma personalizada quem precisa de produtos específicos oferecidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a prevenção de várias doenças.
A descentralização busca facilitar o acesso da população à vacinação e ao acompanhamento de doenças infecciosas, possibilitando maior agilidade e eficiência nos atendimentos. Por meio da nova estrutura virtual, a população terá acesso mais fácil e mais rápido aos imunobiógicos especiais.
COMO FUNCIONA O CRIE
A Secretaria de Saúde de Ipatinga explica que cada município realiza o cadastro de seus pacientes no sistema do CRIE, indicando a necessidade de vacinas especiais e anexando o histórico de saúde. Com isso, os avaliadores do CRIE em Ipatinga analisam o caso e emitem um comunicado que, automaticamente, é enviado à Regional de Coronel Fabriciano para consolidar as vacinas aprovadas e solicitar ao Estado a quantidade necessária para cada município. Por fim, os imunobiológicos são encaminhados aos municípios, onde são administrados nos pacientes.
Ressaltamos que o CRIE é responsável por imunizar pessoas com condições clínicas específicas e pacientes que tiveram eventos adversos associados à vacinação (ESAVI). A Secretaria de Saúde de Ipatinga reforça o compromisso em garantir um serviço de imunização eficaz, proporcionando mais qualidade de vida à população.
Para mais informações sobre a solicitação de imunobiológicos especiais, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.