Prefeitura de Fabriciano leva exames oftalmológicos para escolas municipais e vai beneficiar quase 7 mil alunos

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Coronel Fabriciano continua ajustando o “foco” e usando novas lentes para ampliar as ações de prevenção e correção de dificuldades visuais em crianças e adolescentes da rede municipal. Nesta segunda-feira, 6/11, começou a Campanha de Exames Oftalmológicos nas Escolas Municipais. 

 

- PUBLICIDADE -
Usiminas
SINDJORI
AAPI
FSFX
Sesi – Senai
Giganet

A iniciativa, que este ano ganhou o nome Visão Nota 10, vai percorrer todas as unidades de ensino da rede municipal para garantir a saúde visual de 6.890 alunos na faixa etária de 5 a 14 anos. O objetivo é identificar possíveis problemas, oferecer tratamentos adequados e fornecer óculos, caso necessário. 

 

A campanha está alinhada ao Programa Saúde na Escola, e é realizada em uma parceria entre a Secretaria de Governança da Saúde e Secretaria de Governança Educacional e Cultura. 

 

Os estudantes da E. M. Argeu Brandão, no Manoel Maia, foram os primeiros a passarem por exames de visão; amanhã (terça-feira), 6/11, será a vez dos alunos da E. M. Joaquim de Ávila, no N. Sra. da Penha. O cronograma seguirá até o final deste ano. (VEJA CRONOGRAMA NO SITE INSTITUCIONAL). 

Presente no lançamento, o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau destacou a importância da iniciativa. “A avaliação e diagnóstico precoce possibilita um melhor acompanhamento da saúde visual das crianças, garantindo o tratamento adequado, conforme o caso e evitando complicações futuras. E isso resulta numa melhor aprendizagem para a criança e, sobretudo, de qualidade de vida e socialização”, explica.

ENXERGANDO ALÉM 

Os adolescentes Camile Amorim, 13 anos, e Jeremias Júnior, 15 anos, fizeram exames oftalmológicos nesta segunda-feira, 6/11. 

 

Para ela, foi a primeira vez, e o resultado não indiciou a necessidade de óculos. “É novidade para mim, achei diferente. Fiz o exame e não deu nada”, contou Camile. Já o Jeremias, faz uso de lentes corretivas, saiu do exame diretamente para escolher os novos óculos. “É a segunda vez e sei que é importante fazer o exame todo o ano. É muito bom e faz diferença para mim”, disse o aluno. 

 

A oftalmologista Isabela Dias da Costa Venuto, explica que os exames ofertados na rede municipal de Fabriciano são completos e abrangem diversas doenças.  “São realizados exames de acuidade visual, refração e auto-refração e avaliação de fundo de olho. Este fundo de olho, por exemplo, é de suma importância pois permite a identificação de doenças reumatológicas e até neurológicas”, explica.

 

A profissional também chama atenção para a importância do acompanhamento periódico da saúde visual das crianças e adolescentes, a exemplo do que vem fazendo Fabriciano. “Hoje o excesso de exposição às telas tem deixado muitas crianças míopes, precocemente, o que dificulta a aprendizagem na escola”, completa a oftalmologia Isabela Dias da Costa Venuto.

 

NOTA 10 EM SAÚDE VISUAL

Tantos os alunos quantos professores sabem que enxergar bem é o primeiro passo para ler, entender e aprender a lição. E a Prefeitura de Coronel Fabriciano, ciente disso, tratou de começar a cuidar da visão dos alunos da rede municipal logo cedo. 

 

Em 2021, o programa teve início com uma avaliação oftalmológica em uma carreta preparada para realizar consultas. Em 2022, a iniciativa avançou com a montagem de dois consultórios oftalmológicos em cada escola. Nos dois primeiros anos, o programa foi realizado com recursos próprios do município e com ótimos resultados, tanto no desempenho escolar quanto na saúde visual das crianças, evitando complicações futuras.

 

REFORÇO EM 2023

A Campanha de Exames Oftalmológicos nas Escolas Municipais é uma continuidade das ações iniciadas em 2021 e 2022 e, que em 2023, o município decidiu reforçar ao aderir ao programa Miguilim do governo do Estado, no eixo de saúde visual. 

 

Com a adesão, estão sendo montados consultórios oftalmológicos nas escolas, em salas adaptadas e com as métricas necessárias, garantindo uma avaliação diagnóstica precisa. A Secretaria de Saúde será responsável por coletar as receitas daqueles que necessitarem de óculos e encaminhá-las ao prestador credenciado para confecção. Assim que os óculos estiverem prontos, será criado um cronograma em conjunto com a Secretaria de Educação para a entrega.

 

Ricardo Cacau completa que “o município trouxe o consultório oftalmológico, com oferta de exames completos, para dentro das escolas. E crianças que tiverem qualquer tipo de anormalidade serão oferecidos óculos e todo o tratamento necessário gratuito. Fazemos questão de acolher e dar o tratamento descentralizado. É um projeto que virou política pública estadual, cujo exemplo partiu de uma ação realizada por dois anos e de maneira exitosa pelo município de Coronel Fabriciano”, finaliza.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui