Dia 1º de outubro é celebrado o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade. Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados.
No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), das mais de 100 mil vidas contempladas com os benefícios da entidade, 31.934 são pessoas idosas.
O presidente da AAPI, Joaquim Cândido Ferreira, juntamente com toda a sua diretoria, se dedica em proporcionar alternativas que melhorem a qualidade de vida dos associados. Com foco na saúde preventiva, além das consultas gratuitas, que são mais de 20 mil por mês, a AAPI oferece gratuitamente cursos de capacitação (artesanato, inglês, iniciação musical, coral e teatro), ginástica, atendimento da assistência social, assessoria jurídica, doação de fraldas geriátricas e empréstimos de equipamentos de mobilidade (conforme critérios prévios). Além disso, o associado tem à sua disposição áreas de eventos, centro esportivo e sauna.
Perfil só cresce
De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Atualmente no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância da organização da rede de atenção à saúde.