Os mais de 900 moradores do bairro Ipê, que residem na cidade de Joaíma, localizada no Vale do Jequitinhonha, vivem um momento histórico em suas vidas. Isso porque a Copasa, por meio da Unidade de Serviço de Expansão Leste (USEL), investiu mais de R$ 500 mil e concluiu, em julho deste ano, a obra de adequação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário da localidade.
Foram implantados 1.504 metros de interceptores com diâmetro de 200 milímetros para coleta do esgoto gerado no bairro, que será encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município, proporcionando mais saúde e qualidade de vida à população. Ao todo, foram gerados 10 empregos temporários durante os trabalhos.
“O bairro Ipê, que integra a gerência regional de Almenara e a Unidade de Negócio Leste (UNLE), foi beneficiado com a construção de um interceptor de esgoto que atenderá, inicialmente, 420 imóveis. Assim, a expectativa é contribuir para melhorar a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida dos moradores”, destacou o gerente regional de Almenara, Flávio Campos.
Benefícios do tratamento de esgoto
O tratamento de esgoto proporciona benefícios sociais, econômicos e a melhoria das condições de saúde da população. Com o sistema de esgotamento sanitário, o município está habilitado a receber o ICMS Ecológico, como forma de incentivo para criação de mais áreas de preservação ambiental ou para melhoria das condições dos atuais espaços existentes, garantindo mais qualidade de vida e saúde para os moradores.
Além disso, a destinação adequada do esgoto evita propagação de doenças de veiculação hídrica, melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e proporciona mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, com a valorização imobiliária e o crescimento socioeconômico da cidade e região.