Executivo ressalta que dados populacionais colhidos contribuem para incrementar o processo de desenvolvimento da cidade. Pesquisa entra em sua fase final e será concluída até o dia 20 de abril.
Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trabalham, desde agosto do ano passado, para colher os dados para o Censo 2022 na cidade de Ipatinga. O processo irá até o dia 20 de abril próximo e o resultado será divulgado no dia 5 de maio. O Executivo ipatinguense reforça a importância de que os moradores do município que ainda não forneceram os dados aos pesquisadores cooperem com o trabalho.
“Quero pedir mais uma vez ao ipatinguense que receba os recenseadores e forneça os dados para o Censo 2022, que vai até o dia 20 de abril. Cada município recebe os recursos de acordo com sua população, e caso a contagem não reflita a nossa realidade, outras localidades poderão ser favorecidas em nosso lugar. Somos a maior economia do Vale do Aço e precisamos deste recurso para manter nossa cidade nos trilhos. Gostaria de lembrar que somos uma cidade-polo e que em várias áreas, como saúde e educação, também recebemos e atendemos pessoas de outras localidades”, observou o prefeito Gustavo Nunes.
O Censo
O Censo tem o objetivo principal de atualizar o número de habitantes de cada cidade, o que possibilita que estratégias de desenvolvimento sejam traçadas de acordo com a realidade do município. No último Censo, em 2010, foram contabilizados 239.177 habitantes, cerca de 27 mil pessoas a mais que em 2000, quando a população ipatinguense foi estimada em 212.496.
O morador pode identificar se o agente é ou não do IBGE através do site www.ibge.gov.br, solicitando o número de matrícula, identidade ou CPF do recenseador. Há, ainda, a opção de entrar em contato pelo telefone 0800 721-8181.
“Somos um órgão federal e apolítico, e cada dado coletado é importante não só para o município, mas para o Estado e o País. Por isso, é fundamental que todos colaborem”, explica o gerente-geral do IBGE no município, Douglas Garcia.