Rogério Santos, morador do bairro Vila Celeste, pescou o peixe mais pesado, de 6,2 quilos
Cumprindo a tradição das comemorações do aniversário de Ipatinga, e mais uma vez com a participação de grande público, aconteceu neste domingo (2), no Parque Ipanema, o Pescando no Parque, que neste 2023 chega à sua 22ª edição. Estima-se que mais de 3 mil pessoas tenham circulado pelo local. O evento dá início aos festejos do 59° aniversário da cidade, que envolvem uma série de atrações durante este mês de abril.
Aberta a toda a comunidade, a divertida competição já é consagrada como uma opção de lazer e entretenimento para muitos moradores, atraindo famílias inteiras ao principal cartão postal da cidade, seja para participar da pescaria ou satisfazer a curiosidade quanto ao tamanho dos peixes fisgados na lagoa. Geralmente, a data escolhida é o Domingo de Ramos (remetendo à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, no início de celebração da Páscoa), que marca a abertura da Semana Santa.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga, Maciel Rodrigues, avaliou que o evento foi coroado de sucesso: “A disputa aconteceu de forma organizada, cheia de entusiasmo e com toda segurança para a população. Ainda, pudemos aguçar ainda mais entre os munícipes a consciência quanto à importância de preservação do meio ambiente”, assinalou.
O Pescando no Parque teve início às 7h e contou com a supervisão de representantes da Semcel, da Associação de Pescadores Amigos do Rio Doce e seus Afluentes (Aspard) e da Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (ARPAVA), que acompanharam de perto a pesagem dos pescados. Outros apoiadores foram oSAMU, SAMU e Copasa.
Os grandes campeões
Havia na lagoa, especialmente para o evento, mais de meia tonelada de peixes, entre Tambaquis, Tilápias e Tambacu. No quesito Maior Quantidade de Peixes Pescados, o grande vencedor foi Bruno Ferreira, do bairro Veneza. As várias unidades fisgadas totalizaram 5,5 quilos.
Já na categoria Peixe Mais Pesado, os três primeiros colocados foram Rogério Santos, Adilson da Silva e Erivelton de Paula, que pescaram peixes de 6,2 quilos, 5,1 quilos e 1,5 quilo, respectivamente. Rogério, o campeão, é morador do bairro Vila Celeste.
Os prêmios oferecidos foram: uma cadeira de praia, caixa térmica, caixa de ferramentas, uma garrafa térmica, uma cesta básica e uma camisa.