Aconteceu na noite do sábado (11) a abertura da 27ª edição da exposição coletiva “Essas Mulheres”, na Fundação Aperam Acesita. O evento marca a abertura do calendário cultural de 2023 da Fundação e comemora o Dia Internacional das Mulheres. A edição deste ano conta com obras de 33 mulheres, entre telas, esculturas, pinturas em porcelanas e bordados.
O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, conta que a exposição tem uma tradição, uma forma de recarregar as energias positivas da Fundação para realizar as atividades no restante do ano.
“É sempre um momento de muita expectativa e alegria pra nós aqui da Fundação, que a gente prepara com tanto carinho esse momento. A exposição Essas Mulheres vem para celebrar o Dia Internacional da Mulher. E ela é tão importante para nós pois ela é o evento que marca a saída da Fundação para o ano inteiro. Então sempre foi muito importante para nós.”
A artista Patrícia Boechat, em seu discurso na noite do evento, disse ser uma honra representar tantas artistas maravilhosas e contar histórias e lutas de cada uma delas, por meio da arte.
“A arte é uma forma de comunicação única. Nós temos as palavras, as escritas, mas através da arte, todos podem compreender aquilo que você quer expressar. Porque ela conta aquilo que está dentro de cada um, então cada um vê uma obra de acordo com a sua experiência, com a sua vivência. E estamos aqui hoje contando as nossas histórias.”
A estreante na exposição, Cristina, e a veterana, Shirley Novais, expressaram a gratidão em poder expor ao lado de tantas artistas talentosas e poder estar em um ambiente que acolhe e as recebe tão bem. Shirley disse que sempre expõe com muito prazer e felicidade e Cristina deseja que essa seja a primeira de muitas exposições na Fundação.
A exposição é aberta ao público e gratuita, pode ser visitada até o dia 30 de abril, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 12h30 às 17h30.