Ipatinga inicia conversações para laços comerciais com Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

PUBLICIDADE

Autoridades municipais dialogam com representante da zona franca que mais cresce no mundo para prospecção de negócios na cidade e região

- PUBLICIDADE -
EXPO USIPA
AAPI
Giganet
Sesi – Senai
Usiminas

O governo de Ipatinga abriu nesta quinta-feira (20) mais um importante canal de interação com foco na geração de empregos e renda na cidade e Região Metropolitana. O prefeito Gustavo Nunes participou, juntamente com o seu vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), Allex Espírito Santo, e também o secretário de Governo, Roberto Soares, de uma reunião com representante da Câmara de Comércio e Indústria do Emirado Árabe de Dubai. O objetivo é atrair investimentos, buscar parcerias e viabilizar a promoção de negócios na região. 

Durante a reunião, que aconteceu de forma on-line com Mohammed Mohammed, gerente Sênior de Vendas Corporativas do DMCC (Dubai Multi Commodities Centre) – a zona franca que mais cresce no mundo, segundo avaliação de organismos internacionais especializados -, o prefeito Gustavo Nunes destacou a importância de buscar recursos inovadores e à altura da representatividade do Vale do Aço para melhoria da qualidade de vida na região. “Minha missão enquanto chefe do Executivo é apoiar a implantação e fomentar investimentos da iniciativa privada que representem boas práticas de negócios. Ipatinga hoje detém o 8º maior PIB de Minas Gerais e o 4º maior do interior do Estado. Temos oportunidades e sinergias com as empresas e fornecedores locais que devem ser estudadas e aproveitadas”, adiantou o prefeito.

“Estamos buscando há alguns meses uma aproximação com diversos investidores visando o apoio mútuo em relações comerciais que possam, efetivamente, contribuir para o incremento da economia do município e da região, e é nesse contexto que nos comunicamos com esta Câmara de Comércio tão representativa. Reconhecidamente, Dubai é atualmente considerado um dos maiores polos de desenvolvimento do mundo, sediando o maior centro comercial do mundo”, destacou o secretário da Semdetur, Allex Espírito Santo.

O secretário de Governo de Ipatinga, Roberto Soares, ressaltou que “uma das prioridades da administração atual é ampliar as relações comerciais, culturais e turísticas da cidade, criando e diversificando atrativos, com iniciativas que deverão repercutir positivamente não só no ambiente local, mas também no entorno do município”. 

Também acompanharam a agenda o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Argileu Alves, e o gerente da seção de Turismo da Semdetur, Sérgio Moreira. 

Padrão de fomento econômico

O DMCC (Dubai Multi Commodities Centre), do Emirado Árabe Unido de Dubai, eleito a ‘Zona Franca Global do Ano’ pela revista fDi Intelligence, ligada ao grupo Financial Times, é a autoridade do governo de Dubai em comércio, empresas e commodities. 

Dubai, o mais conhecido dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos, é hoje um dos mais importantes polos de visitação turística do planeta. A economia local baseia-se não somente na produção e exportação de petróleo, que representa apenas 7% de suas fontes de receita. A cadeia de negócios é impulsionada sobretudo pela movimentação financeira das empresas transnacionais, além da Zona Franca.  

Cada emirado possui autonomia de atuação na economia, sociedade e relações internacionais. Por isso, Dubai desenvolveu uma estratégia própria de atração de turistas e investimentos externos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui